Topo

Coluna do PVC

O erro de Jô não exclui o acerto de Rodrigo Caio

PVC

17/09/2017 18h45

Em 1992, o Corinthians ganhou do Santo André por 1 x 0, gol de Fabinho, de mão, aos 39 minutos do segundo tempo, no Bruno José Daniel. O gol ajudava na classificação para a fase final do Campeonato Paulista. A brincadeira no dia seguinte era que a torcida corintiana gritava "De mão, êô!" Brincadeira com o tradicional canto da torcida corintiana, que vem do final dos anos 1980: "Timão, êô!"

Que o gol da vitória do Corinthians foi de mão, tanto em 1992 quanto o e Jô no domngo á tarde, é óbvio. Jô bem poderia falar que chegou ao vestiário, assistiu ao gol no celular e viu que seu braço tocou com a mão. Mesmo que repetisse que não sentiu que o braço aumentou o tamanho de seu peito e foi por isso que o gol da vitória saiu. Mesmo que afirmasse não ter percebido que foi com a mão (mentira ou não), deveria dizer que viu e percebeu que o árbitro errou.

É irresistível não voltar ao lance com Rodrigo Caio, em março. Mas é importante tentar entender os dois casos, para não acusar quem elogiou Rodrigo Caio.

Rodrigo Caio, ao dizer que pisou no goleiro do São Paulo e eximir Jô do cartão amarelo, no Majestoso de março, recebeu elogios por dizer a verdade.

Aqui, neste blog, não se disse que o comportamento de Rodrigo Caio deveria ser repetido por todos.

Não se pode criticar quem acerta.

Daí a julgar que todos os erros terão alguém para avisar ao árbitro que errou, este é outro problema.

A vida não é assim.

O que não significa que Rodrigo Caio não tenha acertado.

Acertou.

Jô fez o que o futebol faz. Sempre fez.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.