Topo

Coluna do PVC

Atlético visitará Inglaterra e Alemanha antes de erguer estádio já aprovado

PVC

18/09/2017 15h09

O voto número 260, o que deu a aprovação no Conselho Deliberativo para a construção do novo estádio do Atlético, foi dado pelo ex-presidente Alexandre Kalil. O prazo para a construção dependerá das aprovações do projeto na prefeitura, mas o próprio Kalil, atual prefeito de Belo Horizonte, responde, ao ser questionado se o projeto demorará em torno de três anos: "O grande entrave de um plano destes é a prefeitura. Nós não podemos ter este problema."

Será uma casa para 40 mil torcedores. Parece pouco para o Atlético. Não é, porque nenhum clube brasileiro tem, atualmente, média de 40 mil espectadores por partida. O exemplo do Manchester United é perfeito. havia um estádio para 69 mil torcedores. Quando se chegou á ocupação total, houve a reforma para 76 mil espectadores.

A ideia hoje é visitar o Villa Park, em Birmingham, e o Fritz Walter Stadion, em Kaiserslautern, antes de começar a construção. São os estádios considerados modelos entre os que têm capacidade de 40 mil espectadores, pelo ex-presidente do Galo.

O projeto precisa ter 40 mil espectadores e possibilidade de ampliação mais tarde. Como a Arena Corinthians.

A Arena MRV, nome provisório do estádio, por causa da doação do terreno por parte da construtora, terá 40 mil e, a partir de sua inauguração, tirará o Atlético definitivamente do Mineirão. "Nós só temos direito a 54 mil ingressos no Mineirão. Se teremos 40 mil ingressos, melhor ficar no nosso estádio", diz Kalil.

Ele fala como torcedor. Não é mais presidente. Mas a empolgação não é só dele.

Ter um estádio dá orgulho à torcida e receita para o clube. Ainda não se aprendeu a fazer isto no Brasil. As operações na Arena do Grêmio, no Beira Rio, no Allianz Parque, na Arena Corinthians, todas estão abaixo do potencial.

"O Atlético é o único clube do Brasil que pode erguer um estádio sem dívida, porque tem um Shopping Center que vale R$ 1 bilhão. Vai vender metade para ter sua arena. Mas é preciso ter calma. O projeto está aprovado. Agora, vamos fazer do jeito certo", diz Kalil, prefeito de Belo Horizonte, ex-presidente do Atlético.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.