Topo

Coluna do PVC

Abad sobre Abel: "Tem campeonato ainda!"

PVC

21/11/2017 08h42

O presidente Pedro Abad, do Fluminense, confia na manutenção do contrato de Abel Braga em 2018. Mas a conversa que o técnico diz que terá com o dirigente não deve ser animadora: "Este ano foi difícil e ano que vem também não será muito fácil", diz Pedro Abad, apontando para as dificuldades financeiras e para a necessidade de aumentar as receitas ordinárias. Depender menos das extraordinárias, como vendas de jogadores.

Mas a perspectiva não é grande. O Fluminense é o único dos grandes clubes do país sem patrocínio de camisa. "Às vezes, fala-se como se o patrocínio fosse resolver todos os problemas. Ajuda, mas não soluciona tudo."

Sobre a permanência de Abel Braga, Pedro Abad julga que não é hora de falar sobre isto: "Tem campeonato ainda. Tecnicamente, podemos até nos classificar para a Libertadores. Ainda tem muita coisa em jogo. Times que dependem de nosso desempenho, a artilharia do Henrique Dourado… Não é hora de falar sobre técnico para o ano que vem", afirma Abad.

Apesar da dificuldade, o presidente do Fluminense chama atenção para a classificação de todo o Brasileirão e ressalta: "Nós não ficamos na zona de rebaixamento nenhuma rodada. Em outros campeonatos, ficamos. Em 2008, em 2009, em 2013… Neste ano, não ficamos nenhuma rodada."  Ao dizer isto, Abad ressalta que a situação precisa ser melhor. Não se mostra conformista com a situação atual. Mas, de fato, o risco de rebaixamento do Fluminense, que só escapou na 36a rodada, foi muito diferente do São Paulo, que passou catorze rodadas na zona da degola.

Abad tem razão neste aspecto e ao dizer que não é hora de falar sobre o treinador do ano que vem.

Mas parece provável que Abel Braga seja o técnico do Palmeiras no ano que vem. Abel Braga tem contrato, deixou claro que sua intenção inicial é permanecer, mas já houve contato da direção palmeirense com o filho de Abel, Fábio Braga. O Palmeiras seguirá o mesmo curso do que fez com Mano Menezes. Vai acertar com Abel apenas se o treinador liberar-se do Fluminense. Isto deve se decidir depois do Brasileirão.

Mas como a situação de 2018 não será muito diferente de 2017, é provável que Abel prefira ser liberado.

A diretoria do Fluminense sofreu pressão para demitir o treinador entre setembro e novembro. Resistiu e o manteve no cargo.

Abel também é sondado pelo Internacional, que pode acertar com Roger Machado.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.