Topo

Coluna do PVC

Grêmio vai à Conmebol discutir arbitragem da final da Libertadores

PVC

23/11/2017 17h53

O presidente do Grêmio Romildo Bolzan viajará para Assunção nesta sexta-feira para discutir com o presidente da Confederação Sul-Americana, Alejandro Dominguez, a arbitragem das finais da Libertadores. Em primeiro lugar, a não utilização do árbitro de vídeo no lance final da vitória contra o Lanús, na Arena, quarta-feira à noite. Depois, a inclusão do argentino Héctor Baldassi como assessor internacional no jogo de volta, em La Fortaleza.

O assessor internacional é quem faz a planificação do jogo. Baldassi é argentino, o que desagrada ao Grêmio.

O Grêmio pediu a participação do presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, na viagem a Assunção. Reinaldo Carneiro Bastos é o representante brasileiro na Conmebol.

A grande reclamação do Grêmio no primeiro jogo da decisão foi a não marcação de um pênalti num empurrão sofrido por Jael na última ação da partida. Nas palestras oferecidas pela Conmebol para esclarecer como deve ser a atuação do árbitro de vídeo, sempre se disse que o VAR não pode interferir em lances de interpretação. Apenas em lances indiscutíveis. A questão é como a comissão de arbitragem da Conmebol avalia o empurrão sobre Jael.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.