Topo

Coluna do PVC

Olhar crítico sobre as seleções do Brasileirão

PVC

05/12/2017 10h27

Oldemário Touguinhó foi um dos maiores repórteres de esporte do Brasil, dos anos 1960 até sua morte, em 2003. Além de suas grandes reportagens, deixou histórias para o folclore do futebol. Uma delas, que não é pura verdade, aconteceu antes de uma das convocações de Zagallo para a seleção brasileira, em 1995. Ao ouvir o final da lista atentamente e perceber a ausência de um atacante, Oldemário teria gritado na sala de coletivas "Espera aí, espera aí, espera aí! Tá errado isso! Cadê o Túlio?"

O momento Oldemário Touguinhó deste blog é olhar as seleções do Brasileirão, da CBF e da Bola de Prata, criada pela revista Placar, hoje entregue pela ESPN em associação com um site de apostas.

A seleção da CBF é:  Vanderlei, Fágner, Geromel, Balbuena e Arana; Arthur, Bruno Silva, Hernanes e Thiago Neves; Jô e Henrique Dourado. Técnico Fábio Carille.

Espera aí: cadê o Luan?

A seleção da Bola de Prata tem: Vanderlei, Fágner, Geromel, Balbuena e Carletto; Michel, Hernanes, Thiago Neves e Luan; Dudu e Jô. Técnico: Fábio Carille.

Espera aí? Cadê o Bruno Henrique?

A visão de quem vota — este colunista normalmente vota e se inclui no erro, assim como deu nota por oito temporadas para a Bola de Prata, quando repórter da revista Placar — é normalmente mais atenta para o fim do Brasileirão. A memória está mais fresca e deixa-se de lado o que houve no início da campanha.

O Corinthians ganhou o campeonato por causa de seu primeiro turno inquestionável. Rodriguinho foi grande destaque daquele período do Brasileirão.

Hernanes só estreou na penúltima rodada do turno. Jogou basicamente a segunda metade. Indiscutivelmente merece estar na seleção. Mas Rodriguinho jogou muito bem a primeira metade da campanha.

Bruno Henrique foi o líder de assistências do Brasileirão. Merece estar. Dudu não merecia. Não jogou bem.

O leque aberto serve para mostrar que o campeonato tem muito mais a oferecer. Se há nas duas seleções um total de 15 jogadores, se aqui são lembrados mais dois, há jogadores suficientes para fazer um Brasileirão melhor.

A seleção deste blog é: Cássio, Edílson, Geromel, Balbuena e Arana; Arthur, Hernanes; Bruno Henrique, Rodriguinho e Luan; Jô. Técnico: Fábio Carille

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.