Topo

Coluna do PVC

Crise política do São Paulo explodiu por negócio de Pratto com Cruzeiro

PVC

07/12/2017 11h54

O pedido de demissão do diretor de futebol do São Paulo, Vinicius Pinotti, teve como estopim a ideia de que houve negociação de uma parte da diretoria com o diretor executivo do Cruzeiro, Marcelo Djian, para discutir a possibilidade de transferência de Lucas Pratto para a Toca da Raposa. Pinotti discutia com o clube mineiro e o acusava de aliciamento ao atacante argentino. Mas houve reunião com Marcelo Djian.

Pinotti está incomunicável desde ontem. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, contou ter recebido o ex-diretor na tarde de quarta-feira e ter ouvido que problemas pessoais o afastavam do cargo. "Depois me surpreendi com seu comunicado dizendo que havia divergências com o presidente. Não sei que divergências foram estas", disse o presidente. Leco também falou que soube de um incômodo de Pinotti, por Lugano e o próprio presidente terem falado publicamente na despedida do zagueiro uruguaio, e o diretor de futebol, não. Ao relatar isto, ouviu que este não poderia ser o motivo.

Em Belo Horizonte, o diretor de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, desmente ter sondado ou conversado a respeito da transferência de Lucas Pratto. Também descartou a saída do atacante Allisson, cogitado para fazer parte da negociação.

Segundo pessoas com quem Pinotti conversou após sua saída, ele ficou sabendo de reunião de Marcelo Djian com o presidente Leco. Marcelo Djian não foi localizado.

Houve quem afirmasse que a pressão para manter Dorival Júnior no cargo de técnico fosse a razão. Não é isso. Dorival Júnior deve começar 2018 como treinador do São Paulo, manutenção do trabalho que tirou o tricolor do risco de rebaixamento.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.