Topo

Coluna do PVC

Palmeiras terá elenco completo no primeiro dia de 2018

PVC

27/12/2017 10h43

A confirmação da troca por um ano de empréstimo entre Marcos Rocha e Roger Guedes, Palmeiras e Atlético, o time de Roger Machado conseguirá algo raro no futebol do Brasil. A apresentação no dia 3 de janeiro terá todos os jogadores à disposição. A garantia do diretor de futebol, Alexandre Mattos, é de que o clube não está mais no mercado e fechou seu ciclo de reforços, com cinco novos jogadores: o goleiro Wéverton, o zagueiro Émerson, os laterais Marcos Rocha e Diogo Barbosa, o meia Lucas Lima.

O Palmeiras contratou 25 jogadores em 2015, primeiro ano de Alexandre Mattos, 16 em 2016 e 14 em 2017. Mas dos 14 contratados no início deste ano, nove chegaram em janeiro.

Isto ainda pode acontecer, com contratações durante a temporada. Mas desta vez são apenas cinco reforços. Melhor trazer cinco do que 25, porque agora completa-se um elenco muito bom, em vez de remontá-lo. Alexandre Mattos costuma dizer que em 2015 foi necessário contratar muito para reconstruir um time que quase foi parar na Série B em dezembro de 2014.

O Atlético abre mão de Marcos Rocha porque desejava diminuir sua folha de pagamento. O presidente Sérgio Sette Câmara entende que há um abuso de gastos no futebol brasileiro e que, no caso do Atlético, o custo alto não levou a grandes conquistas. O objetivo é ter um time competitivo e vencedor, mas sem grandes salários. Daí a perda de Fred, Robinho e Marcos Rocha no início de 2018.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.