Topo

Coluna do PVC

Palmeiras começa 100% pela primeira vez desde 2014

PVC

21/01/2018 19h20

O Palmeiras ganhou os dois primeiros jogos, sofreu só um gol e tem seis pontos e é o único com 100% de aproveitamento, antes de o Santos entrar em campo na segunda-feira. É a primeira vez que o Palmeiras começa com duas vitórias em dois jogos desde 2014, ano do retorno da Série B.

Daquela vez, o discurso ainda era de reconstrução, primeiro mandato de Paulo Nobre, que precisava pagar dívidas, antes de iniciar um projeto mais ambicioso. Em 2014, o Palmeiras venceu os dois primeiros jogos oficiais, contra Linense por 2 x 1 e Comercial por 2 x 0. Curiosamente, a segunda rodada daquela vez também aconteceu em Ribeirão Preto.

Desta vez, o calor atrapalhou muito no primeiro tempo, mas o Palmeiras foi firme taticamente, com Felipe Melo entre duas linhas de quatro homens e Borja no ataque. Controlou o jogo até os 20 minutos, à base da posse de bola, mas foi mais ameaçado do que ameaçou na primeira metade. Depois, evoluiu. A queda do sol ajudou a ter um time mais envolvente.

Borja fez o único gol, em jogada de marcação forte no campo de ataque e bola recuperada por Wilian, na intermediária ofensiva. Dos quatro gols do Palmeiras neste ano, dois nasceram do lado esquerdo, um pelo meio e este pela direita. É a primeira vez que o Palmeiras mostra o que Roger Machado admira: gol que nasce em bola roubada no ataque.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.