Topo

Coluna do PVC

Tottenham e City brilham com talento danês e alemão

PVC

13/02/2018 19h46

Gundogan só não fez chover na goleada do Manchester City sobre o Basel, no Saint Jakob Park. Não apenas pelos dois gols, mas por sua participação defensiva. Foram seis desarmes e uma interceptação, o rei do meio-de-campo na Basiléia. Não pense que o Basel era presa simples, porque a história recente mostrou clubes ingleses sofrendo contra o suíços. O Chelsea perdeu por 2 x 1 em Londres, em 2013, o Manchester United foi eliminado pelo Basel na fase de grupos da temporada 2011/12.

O melhor jogador do Manchester City na temporada é Kevin De Bruyne, mas na Basiléia foi o talento de Gundogan o fator fundamental para a goleada.

No jogo da noite europeia, o dinamarquês Eriksen destruiu.
Do ponto de vista das jogadas decisivas, Delle Ali foi mais, porque deu o passe para Harry Kane diminuir para 2 x 1 e estava envolvido no lance em que o árbitro alemão Felix Brych marcou falta. Cobrada por Eriksen, a falta resultou no gol de empate.

Eriksen já havia feito passe preciso na cabeça de Harry Kane, que só não diminuiu o marcador quando o jogo estava 2 x 0, porque Buffon fez grande defesa. Foi o melhor em campo, apesar de grandes atuações de Gonzalo Higuain — perdeu o pênalti — de Delle Ali e do fator fundamental, Harry Kane. Eriksen fez o gol de empate, contando com a colaboração de Buffon, que antes havia salvado o lance de Kane, criado pelo meia dinamarquês.

A impressão depois do primeiro dia de oitavas-de-final é que haverá dois ingleses nas quartas.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.