Topo

Coluna do PVC

O primeiro título de Guardiola no Manchester City

PVC

25/02/2018 16h34

Junte a entrevista do técnico da seleção brasileira, Tite, ao que se viu na final da Copa da Liga Inglesa, vitória do Manchester City por 3 x 0 sobre o Arsenal. Guardiola ganhou seu primeiro título desde que chegou a Manchester e mostrou como é possível superar o sistema tático da linha de cinco. O City jogou num 4-2-3-1, com Fernandinho e Gundogan como volantes, De Bruyne, David Silva e Sané em linha atrás de Aguero. Contra o Arsenal com linha de cinco defensores, outra de quatro meio-campistas.

Tite admite na entrevista a O Globo, que se preocupa com a necessidade de enfrentar este sistema, 3-4-3, que se transformar em 5-4-1 defensivamente, até porque sofreu contra a Inglaterra em novembro, única vez em que enfrentou um rival que joga assim. Tite também vê no City o antídoto. Porque Guardiola, com quem Tite já conversou, enfrentou muitas vezes o 3-4-3/5-4-1 e se dá bem contra essa sanfona tática.

Sanfona porque os times como Chelsea e Arsenal que jogam assim precisam de transição defensiva e ofensiva o tempo todo. Perdeu a bola, linha de cinco na defesa. Recuperou a bola, saída rápida com três zagueiros e três atacantes.

O City mostrou de novo que sabe jogar assimn. Teve controle do jogo e da bola e entrou na defesa adversária com inversão do lado da jogada, a incrível capacidade de Fernandinho e De Bruyne têm de trocar o lado da jogada e surpreender em um único passe.

Fernandinho saiu machucado aos 17 do segundo tempo, substituído por Bernardo Silva — a ilustração abaixo é já com o time do segundo tempo, depois da alteração.

Estava bem no jogo. Mas o melhor foi Kompany, autor do segundo gol, num passe de tiro de meta do goleiro chileno Bravo. A final da Copa da Inglaterra também marcou o retorno de Gabriel Jesus, que substituiu a Sané aos 32 do segundo tempo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.