Topo

Coluna do PVC

Reinaldo Carneiro pretende ser candidato contra preferido de Del Nero

PVC

08/03/2018 05h19

A CBF convocou todos os presidentes de Federações estaduais para uma reunião às 10 horas da manhã desta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro. O objetivo é colher assinaturas para realizar as eleições para presidente em abril de 2018. Pelo estatuto, é possível escolher qualquer data entre abril de 2018 e abril de 2019. O candidato da CBF, se a eleição for marcada para o mês que vem, será o atual diretor-executivo de gestão, Rogério Caboclo.

A articulação política a favor de Caboclo deve produzir uma candidatura de oposição, de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol. Até o mês passado, entendia-se que o presidente afastado da CBF, Marco Polo Del Nero, poderia escolher o sucessor entre dois nomes: Rogério Caboclo ou Reinaldo Carneiro Bastos. Para muitos, o excluído não lançaria candidatura. Neste momento, o cenário é diferente.

A tentativa de marcar as eleições no momento mais próximo possível, pelo estatuto, evidencia o receiro de Marco Polo del Nero não ser absolvido no processo movido pela Fifa. Há ainda quem imagine que a suspensão seja prorrogada. Neste caso, o coronel Antonio Nunes seria mantido na presidência até o fim da suspensão de Marco Polo. Uma hipótese remota ainda é que Marco Polo seja absolvido e volte ao poder. Neste caso, poderia se candidatar numa eleição que poderia ser marcada até abril de 2019.

Marcar o pleito logo para abril de 2018 dá a entender que não se confia na absolvição e que se prepara o sucessor predileto.

Rogério Caboclo é o candidato de Marco Polo Del Nero. Reinaldo Carneiro Bastos é o único com candidatura articulada com presidentes de clubes e de federações. Se, de fato, lançar seu nome para eleição, tem chance de vitória.

O processo deve provocar a primeira eleição com dois candidatos desde o primeiro mandato de Ricardo Teixeira, entre 1989 e 1991. Daquela vez, Ricardo Teixeira era opositor a Otávio Pinto Guimarães.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.