Topo

Coluna do PVC

Paulinho e Zé Ricardo empurram Vasco para a final

PVC

30/03/2018 09h12

Paulinho muda completamente o Vasco. Quando entrou em campo, aos 10 minutos do segundo tempo, o Fluminense vencia a semifinal do Campeonato Carioca por 2 x 1 e mirava os contra-ataques que poderiam definir a presença na finalíssima contra o Botafogo. Sornoza, autor do segundo gol em cobrança de falta espetacular, ainda perdeu outra chance num contra-ataque escancarado.

O atacante da base vascaína foi o substituto de Wágner e começou a transformar a partida aos 24 minutos, ao empatar o clássico. Mesmo assim, o Fluminense tinha oportunidades nos contra-ataques. Mas o Vasco tinha mais tem com a bola no pé (53%) e finalizou cinco vezes ao gol, contra duas do Fluminense.

Fechava-se com uma linha de cinco homens na frente de sua grande área: Gilberto, Renato Chaves, Gum, Ibañez e Ayrton Lucas. À frente, outra com os dois volantes, Jádson e Richard, e os dois meias abertos, Sornoza e Marcos Júnior. Só Pedro na frente.

O Vasco pressionava e o Fluminense queria o contra-ataque, até que nasceu a jogada de arremesso lateral, Fabrício entrou às costas de Gilberto. Abel reclama que o lateral era do Flu, mas deixou claro que o Vasco mereceu.

Zé Ricardo deixou Paulinho no banco pela condição física do atacante. Acertou em escalar Giovanni Augusto, autor do primeiro gol. E ajuda o Vasco a se classificar, apesar de todos os desfalques e problemas da temporada.

O técnico vascaíno pode ser o primeiro a conquistar, como treinador, dois títulos cariocas consecutivos desde… Abel Braga. Em 2004, Abel foi campeão pelo Flamengo e no ano seguinte pelo Fluminense. Há treze anos nenhum técnico repete a proeza.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.