Topo

Coluna do PVC

Rodriguinho participa de um gol a cada três do Corinthians

PVC

15/04/2018 20h17

O Corinthians não teve grande atuação contra o Fluminense, mas venceu por 2 x 1 graças a Rodriguinho.

O melhor jogador em campo fez os dois gols. O primeiro numa cabeçada, cruzamento de Romero, outra numa jogada que passou por Émerson Sheik.

Dos 29 gols do Corinthians neste ano, Rodriguinho marcou oito e deu três passes. Ou seja, foram onze participações em gols em 29 marcados (37%).

Mas o time de Fábio Carille sofreu. Esbarrou no sistema tático de Abel Braga, que se fechava com uma linha de cinco homens na defesa, outra de quatro no meio-de-campo.

Pode-se dizer que é retranca, mas o Fluminense varia do 5-4-1 para o 3-4-3 e finalizou no alvo o dobro de vezes do Corinthians.

Não é retranca.

Mas o sistema é imitação do que se faz na Europa atualmente. O 3-4-3 que vira 5-4-1, como fez o Chelsea no ano passado, se mal aplicado vira sistema defensivo rígido e nenhuma capacidade de atacar. Chapecoense, Fluminense, Atlético Paranaense jogam assim. O Flu e o Atlético Paranaense conseguem fazer a transição ofensiva.

O Flu conseguiu também bloquear o Corinthians, que sempre sofre quando precisa abrir espaços com criatividade.

Só não sofre mais porque tem Rodriguinho.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.