Topo

Coluna do PVC

Palmeiras e Corinthians não vencem um jogo a cada três em seus estádios

PVC

30/04/2018 14h41

O empate contra a Chapecoense acendeu mais uma vez o alerta no Palmeiras. Neste ano, o time conquista 85% dos pontos como visitante e 61% como mandante. Isso inclui o Pacaembu, onde o time de Roger Machado perdeu para o Santos, mas o Allianz Parque é parte importante deste índice. Em 2018, foram onze partidas, com seis vitórias, três empates e duas derrotas, para o São Caetano e para o Corinthians, na final do Paulista.

Neste ano, a cada dois jogos, o Palmeiras não vence um.

O índice desde a inauguração em 2014 é melhor, mas também preocupante. A cada três jogos, o Palmeiras não vence um. São 105 partidas, 68 vitórias, 19 empates e 18 derrotas. São 71% de aproveitamento. O resumo do Corinthians em Itaquera já foi mais superior do que é neste momento. O Corinthians tem 76% de aproveitamento em Itaquera, desde sua inauguração, em 2014.

São 68% de vitórias, o que também indica um número próximo a um jogo sem ganhar a cada três. Neste ano, o Corinthians jogou oito vezes em Itaquera, venceu seis e perdeu duas vezes.

No caso do Palmeiras, o problema parece mais grave neste momento, porque a ideia é construir um time que tenha controle da bola e faça gols contra adversários que se fechem, como a Chapecoense no último domingo. Não tem apresentado repertório suficiente para isto.

Nas próximas duas semanas, o Palmeiras terá quatro jogos difíceis como visitante. Contra Alianza, em Lima, Atlético Paranaense, em Curitiba, América Mineiro no Independência e Corinthians em Itaquera. Só volta a jogar no Allianz Parque contra o Junior de Barranquilla, dia 16 de maio.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.