Topo

Coluna do PVC

A história do clássico que vai decidir a Champions

PVC

02/05/2018 16h37

Liverpool e Real Madrid se enfrentaram cinco vezes, com três vitórias inglesas e duas espanholas.

Mas os triunfos do Liverpool foram muito mais importantes. A final de 1981, vencida no Parc des Princes, em Paris, por 1 x 0, gol do lateral Kennedy.

Depois, em 2009, o Liverpool aumentou a lista de eliminações consecutivas do Real Madrid nas oitavas-de-final. Foram seis ao todo, a quinta contra os ingleses. Vitórias por 1 x 0 em Madri, gol de Benayoun, e 4 x 0 em Anfield, gols de Fernando Torres, Dossena e Gerrard, duas vezes.

O Real Madrid venceu os dois encontros da fase de grupos de 2014/15, a única das últimas cinco temporadas em que os madridistas não chegaram à decisão.

O retrospecto não garante, mas indica que haverá equilíbrio na decisão.

O Liverpool chega à final depois de vencer a Roma por 5 x 2, na partida de ida e perder por 4 x 2 na capital italiana. Mane e Wijnaldum marcaram 2 x 1 no primeiro tempo, com Milner marcando contra. Dzeko fez 2 x 2, Nainggolan o 3 x 2 e o 4 x 2 a favor da Roma, de penal. O Liverpool tem mais time, mereceu a vaga, mas houve outro penal nao marcado para os romanistas.

Na final, nao tem favorito. O Liverpool pode vencer.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.