Topo

Coluna do PVC

Sandro Ricci pode ser árbitro brasileiro na abertura da Copa

PVC

12/06/2018 08h43

Sandro Meira Ricci e Nestor Pitana disputam a escala para o jogo de abertura da Copa do Mundo, quinta-feira, entre Rússia e Arábia Saudita. Os dois estão na sessão de treinamento dos árbitros no Lokomotiv Moscou. A imprensa argentina destaca Nestor Pitana como favorito, mas Sandro Meira Ricci tem grande chance. Na opinião do analista de arbitragem, Carlos Eugênio Simon, do FOX Sports, único árbitro brasileiro a apitar três Copas, o escolhido será um dos dois. Mais chance para Ricci.

Nunca houve um árbitro brasileiro no jogo de abertura. A cerimônia passou a existir a partir da Copa do Mundo de 1966, mas mesmo antes disso, jamais um árbitro do Brasil apitou a primeira partida.

Desde 1966, são 13 jogos de abertura. Só uma nacionalidade se repetiu: argentina. Angel Coerezza apitou a abertura de 1978, Alemanha 0 x 0 Polônia, Horacio Elizondo apitou em Munique, 2006, Alemanha 4 x 2 Costa Rica.

A escala da abertura deve ser divulgada nesta terça-feira.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.