Topo

Coluna do PVC

A seleção da primeira fase não tem Messi, Neymar nem Cristiano

PVC

29/06/2018 10h42

As médias de notas publicadas por este blog não resultaria na seleção idêntica à que você lerá aqui abaixo. Há pelo menos uma incoerência estatística: Harry Kane recebeu nota 9 contra o Panamá e 8 contra a Tunísia. Artilheiro da Copa, teria média 8,5. Só que os gols de pênalti fazem com que pareça, a olho nu, mais nobre dar o prêmio de melhor centroavante a Lukaku. Em dois jogos, sua média é 8, duas notas iguais contra Panamá e Tunísia.

Fora isso, a seleção da primeira fase segue sem o rigor da matemática, mas com base nas notas dos jogos cujas fichas foram publicadas com avaliações de jogador por jogador. Muslera recebeu notas 6, 6,5 e 6,5 e entra também porque é o único goleiro da primeira fase a não receber gols contra.

A percepção mais surpreendente é que Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo não merecem estar na seleção da fase. Da atuação genial contra a Espanha, Cristiano Ronaldo caiu para participação decisiva — e ruim — contra o Irã, quando perdeu pênalti. Também nas notas, as médias dos três gênios é menor do que de Isco, Coutinho, Hazard e Lukaku.

Abaixo, você vê a seleção deste blog. As notas ajudaram na escolha, mas não foram o único critério:
Seleção (4-2-3-1): Muslera (Uruguai), Mário Fernandes (Rússia), Thiago Silva (Brasil), Mina (Colômbia) e Augustinsson (Suécia); Kanté (França) e Modric (Croácia); Isco (Espanha), Coutinho (Brasil) e Hazard (Bélgica); Lukaku (Bélgica). Técnico: Zlatko Dalic

MUSLERA – Notas 6, 6,5, 6,5 – Média – 6,33 – Não foi vazado em três partidas da fase de grupos
MÁRIO FERNANDES – Notas 6,5, 7, 6,5 – Média – 6,66 – Fez a Rússia atacar muito mais e por seu lado, o direito.
THIAGO SILVA – Notas 6, 7 e 8 – Média – 7 – Cresceu a cada jogo e destruiu contra a Sérvia.
MINA – Notas 7 e 7,5 – Média – 7,25 – Começou reserva, virou tirular e levou a Colômbia às oitavas.
AUGUSTINSSON – Notas 5,5, 5,5 e 7 – Média – 5,66 – O lateral do Werder Bremen foi discreto no começo, mas brilhou na classificação.
KANTÉ- Notas 6, 6 e 7,5 – Média 6,5 – O início das jogadas da França e o fim das jogadas dos outros.
ISCO – Notas 6,5, 7,5 e 8 – Média – 7,33 – O homem da posse de bola da Espanha.
COUTINHO – Notas 7, 8,5 e 8 – Média – 7,86 – A primeira fase começou com Neymar e Coutinho. Terminou, Coutinho e Neymar.
HAZARD – Notas 7 e 8,5 – Média – 7 – Ele é arco e flecha na equipe da Bélgica.
LUKAKU – Notas 8 e 8 – Média – 8 – Em média, perderia para o que o blog deu para Harry Kane. Mas jogou mais e marcou menos de pênalti.

ZLATKO DALIC – Montou sua equipe contra a Argentina, a vitória mais expressiva da primeira fase.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.