Topo

Coluna do PVC

Vai chover granizo se vice da Série B brigar pelo título da Série A?

PVC

06/08/2018 21h25

Sempre que um time grande retorna da Série B entende-se que seu primeiro passo para voltar à disputa é se consolidar na elite.

Não brigar por título, mas por posições no meio da tabela.

Há exceções. O Palmeiras de 2004 classificou-se para a Libertadores, o mesmo aconteceu com o Grêmio de 2006.

O Internacional venceu o Atlético no Independência por 1 x 0, gol de Edenílson, e se coloca na mesma posição. Agora é o terceiro colocado, três pontos abaixo do São Paulo.

Na prática, está na disputa pelo título.

Especialmente com a lembrança de que o Brasileirão 2016 ensinou que nestes novos tempos em que o calendário leva a Libertadores até novembro e a Copa do Brasil até outubro, há chance de o Brasileirão não ser vencido pelo melhor time, mas pelo de calendário menos apertado.

O Internacional tem bom time, muito bem treinado por Odair Hellmann. Um sobrevivente. Desde janeiro, de tempos em tempos alguém afirma que Hellmann será demitido. Pois só ele, Renato Gaúcho e Mano Menezes permanecem no cargo desde o início do ano — Gílson Kleina foi demitido nesta segunda-feira.

Aconteceu de tudo na segunda-feira, no Horto. O Internacional venceu porque foi melhor, especialmente depois das duas paralisações.

A primeira por chuva de granizo. A segunda, por falta de luz.

De tão estranho o jogo, o Atlético jogou no granizo e perdeu o título de campeão do gelo, cantado em seu histórico hino.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.