Topo

Coluna do PVC

Inter líder provisório. Flamengo dá vexame

PVC

19/08/2018 12h35

Um gol de Camilo nos acréscimo premiou a boa atuação do Internacional e garantiu a vitória por 1 x 0 sobre o Paraná, diante de 45 mil torcedores, no Beira Rio. O Internacional amassou o Paraná Clube durante todo o jogo. No primeiro tempo, foram nove finalizações contra uma do Paraná. O time de Curitiba reagiu no segundo tempo, mas as alterações de Odair Hellmann foram precisas. Tirou Fabiano com cartão amarelo, deslocou Edenílson para a lateral direita, trocou Jonathan Álvez por Rossi, adiantou Nico López para centroavante.

Tudo isso deu resultado pela insistência. Foram 14 finalizações contra 7 dos paranistas. A vitória do Internacional coloca-o na liderança provisória do Brasileirão, com seu recorde particular de pontos num primeiro turno do Brasileirão. Quando fez seu maior número, em 2009, 37 sob o comando de Tite, o Internacional foi campeão do turno e vice brasileiro.

Também foi recorde de público no Beira Rio no Brasileirão. O Inter é o segundo melhor mandante do Brasileirão neste momento, só atrás do Flamengo, que perdeu em Curitiba.

O Atlético Paranaense passou por cima do rival carioca em vinte minutos iniciais do primeiro tempo e cumpriu uma tradição que se aplica ao rubro-negro carioca em todas as suas visitas a Curitiba. Nos últimos vinte anos, o Flamengo perdeu 25 vezes, ganhou 6 e empatou quatro na capital do Paraná, contra seus três principais clubes. Quando foi campeão brasileiro, em 2009, caiu por 5 x 0 para o Coritiba. Na Arena da Baixada, já tinha sido goleado por 4 x 0 e 4 x 1. Contra o Atlético Paranaense na capital paranaense, não vence pelo Brasileirão desde 1974.

A péssima atuação de Rodinei foi determinante para a vitória do Furacão. O excelente rendimento de Lucho González, Raphael Veiga, Marcinho e Pablo, também. Aos 10 minutos, Rodinei fez falta estúpida, quando a jogada estava controlada. Marcinho bateu cruzado e Pablo fez 1 x 0. Aos 17 minutos, Lucho González fez passe preciso às costas de Rodinei. Renan Lodi cruzou e Veiga aproveitou o rebote para marcar 2 x 0. Aos 20, Veiga cobrou o escanteio Zé Ivaldo marcou de cabeça.

Antes do 3 x 0, Vitinho teve chance de empatar a partida em 1 x 1, mas o goleiro Santos fez milagre. Depois dos vinte minutos, o Flamengo acalmou o jogo com passes curtos, com a percepção de que primeiro era preciso estancar o sangue. Melhorou no segundo tempo com a retirada de William Arão, nulo, e a escalação de Marlos Moreno. Mesmo assim, na segunda etapa, o Atlético Paranaense chutou duas bolas na trave. Podia ser cinco.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.