Topo

Coluna do PVC

Faltou bater os pênaltis

PVC

28/08/2018 21h22

Por mais que tenha havido vacilo da direção do Santos — e houve — o relato do advogado Mario Bittencourt sobre o julgamento, em Assunção, é incrível. Ao questionar quem tinha feito a alteração na ficha de Carlos Sánchez, no sistema Comet, o brasileiro Frederico Nantes, diretor de competições, disse: "Ninguém." Então, Bittencourt perguntou se o sistema tinha vida própria, o que evidentemente era ironia: "Não, não tem." A resposta de Nantes e dos dirigentes da Conmebol também foi contraditória ao afirmar que o Santos foi punido, porque houve reclamação do Independiente, enquanto no caso do River Plate ninguém contestou. Mario Bittencourt relata seu questionamento: "Ninguém questionou, porque a Conmebol informou equivocadamente que Zuculini, do River Plate, tinha condição legal. Como alguém iria questionar sua escalação?"

O processo que puniu o Santos com derrota por 3 x 0, em Avellaneda, é um festival de contradições. Dentro de campo, o Santos não jogou bem contra o Independiente. O empate por 0 x 0 existiu, porque o goleiro Vanderlei defendeu um pênalti cobrado por Meza e porque o árbitro chileno Julio Bascuñan não marcou outro, de Lucas Veríssimo em Gigliotti.

O Independiente defendeu-se num 5-4-1, atacou num 3-4-3, como o técnico Ariel Holan gosta de fazer. É time para disputar uma das semifinais, porque vai fazer jogo grande, seja contra o Racing, seja contra o River Plate.

O Santos finalizou quatro vezes, três contra o gol de Campaña. O Independiente finalizou cinco vezes. Mas o placar não saiu do 0 x 0 nem na ida nem na volta. Faltou cobrar os cinco pênaltis de cada lado

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.