Topo

Coluna do PVC

Champions League em busca do equilíbrio

PVC

30/08/2018 13h03

O livro publicado pelo jornal L'Equipe em 2006, ano do cinquentenário da Copa dos Campeões da Europa, dividia o torneio em épocas. A dos ingleses, no final dos anos 1970 e início da década de 1980, antes o período holandês-alemão, antes a época latina. Nesta década, o L'Equipe teria de descrever o domínio espanhol. Desde 2011, início da década, ou ganha o Barcelona, ou o Real Madrid, ou o Bayern ou um inglês, neste caso, o Chelsea de 2012.

Na edição que se iniciará no dia 18 de setembro, é possível pensar no Manchester City como campeão ou mesmo no Liverpool, vice na temporada passada. Pensar no Paris Saint-Germain como semifinalista, mas principalmente imaginar o Real Madrid enfraquecido. O Barça segue forte.

A Juventus sonha com o título e caiu num grupo com o Manchester United, em crise com José Mourinho, e com o Valencia, correndo por fora. O sorteio dos grupos separou forças e concentrou outras. O Barcelona terá de enfrentar o forte Tottenham e a Internazionale, que tenta avançar. Veja abaixo os grupos e as sugestões de favoritos:

GRUPO A
Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Monaco e Brugge

O Atlético de Madrid é o time mais forte, mas o Borussia Dortmund começou a temporada apostando em posse de bola e velocidade, dirigido por Lucien Favre. Vai fazer um bom ano.
Palpite – Atlético de Madrid e Borussia Dortmund

GRUPO B
Barcelona, Tottenham, PSV e Internazionale

É cedo para imaginar que a Internazionale de Luciano Spaletti se fortaleça, especialmente depois do empate por 2 x 2 com o Torino, em Milão. O Tottenham, ao contrário, está muito forte. Pode até desbancar o Barcelona da primeria colocação.
Palpite – Barcelona e Tottenham

GRUPO C
Paris Saint-Germain, Napoli, Liverpool e Estrela Vermelha

O Estrela Vermelha voltar é uma bênção e, ao mesmo tempo, uma simples lembrança. Campeão em 1991 com um timaço, foi consumido pela guerra e pela globalização. O Napoli de Carlo Ancelottti também deve dar ao treinador a lembrança de seus três títulos, por Milan e Real Madrid. Os favoritos são Liverpool e Paris Saint-Germain, no duelo dos técnicos alemães
Palpite – Liverpool e Paris Saint-Germain

GRUPO D
Lokomotiv, Porto, Schalke e Galatasaray

O Lokomotiv é o campeão russo, mas azarão. O mais forte parece ser o campeão português, o Porto, dirigido por Sérgio Conceição. O Schalke de Domenico Tedesco, como técnico, começou mal o Campeonato Alemão. O Galatasaray é candidato a rivalizar com o vice-campeão alemão. É dirigido por Fatih Terim, o mesmo treinador campeão da Copa da Uefa em 2000.
Palpite – Porto e Galatasaray

GRUPO E
Bayern, Benfica, Ajax, AEK

O Bayern terá companhia de três concorrentes tradicionais, mas que vêm das fases preliminares. O Benfica deu susto em sua torcida e empatou com o Paok, em Lisboa, na última fase preparatória. É o time mais organizado de Portugal, hoje em dia, mas não brilha na Europa como o Porto. O Ajax carrega vice-campeões da Liga Europa de 2017, como o marroquino Zyech. Não parece forte.
Palpite – Bayern e Benfica

GRUPO F
Real Madrid, Roma, CSKA e Viktoria Plzen

Como o Bayern, o Real Madrid deu sorte de enfrentar três times mais frágeis. A Roma vem das semifinais da Liga dos Campeões na temporada passada, mas não dá sinais de força igual nesta temporada. De verdade, nem o Real, aparentemente numa temporada de transição depois das perdas de Cristiano Ronaldo e Zinedine Zidane.
PaLPITE – Real Madrid e Roma

GRUPO G
Manchester City, Shakhtar, Lyon e Hoffenheim

O grupo mais equilibrado da Champions. Não pelo Manchester City, favorito absoluto para ficar com a vaga, mas pela similaridade entre Shakhtar, Lyon e Hoffenheim. O time de Julian Naggelsmann deu calor no Bayern na primeira rodada da Bundesliga, mas não tem experiência em fase de grupos. O Lyon de Bruno Genesio pode ser o segundo.
Palpite – Manchester City e Lyon

GRUPO H
Juventus, Manchester United, Valencia e Young Boys

Cristiano Ronaldo enfrentará seu segundo clube, o Manchester United, em crise, na terceira temporada de José Mourinho. O Valencia não decola e o Young Boys chega à Chanmpions como azarão.
Palpite – Juventus e Manchester United

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.