Topo

Coluna do PVC

Barba e cabelo pela primeira vez na história

PVC

06/10/2018 19h19

Pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras venceu o São Paulo duas vezes na mesma campanha. Mesmo antes dos pontos corridos, isso jamais havia acontecido no torneio nacional. A última vez em que isso aconteceu pelo Campeonato Paulista foi em 1996, quando ganhou por 2 x 0 e 3 x 2.

Felipão seguiu sua estratégia e escalou apenas quatro titulares da Libertadores: Wéverton, Felipe Melo, Moisés e Dudu. E Felipe Melo estava suspenso contra o Colo-Colo.

A lógica palmeirense é esta. O Palmeiras não tem time A. Tem time B de Brasileirão e time C de Copas, com duas a quatro intersecções. Desde sua chegada, Felipão nunca escalou mais do que quatro titulares das copas no Campeonato Brasileiro. Exatamente como fez na histórica campanha do Gauchão de 1995, quando ganhou a Libertadores com os titulares e o estadual revezando entre dois e quatro titulares. Na decisão, Grenal, usou Danrlei, Arce, Carlos Miguel e Paulo Nunes.

Outra característica deste Palmeiras, histórica com Felipão, é a perfeição nas bolas paradas. Em cobranças de faltas, escanteios e pênaltis, o Palmeiras marcou 13 de seus 26 gols desde a chegada do treinador.

O clássico teve supremacia da posse de bola do São Paulo (60%), mas predomínio do Palmeiras nas finalizações (8×5). Desde a 22a rodada, nenhum líder abria três pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Felipão agora vê sua equipe com 56 pontos, contra 53 do Internacional, segundo colocado.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.