Topo

Coluna do PVC

Operação De Arrascaeta

PVC

16/10/2018 11h37

De Arrascaeta jogou os primeiros 45 minutos da derrota do Uruguai para o Japão, por 4 x 3, em Saitama, na manhã desta terça-feira. Do estádio, seguiu para o aeroporto e, depois de 26 horas de voo, desembarcará em São Paulo. Passará o dia de terça descansando, para poder entrar em campo contra o Corinthians, pela finalíssima da Copa do Brasil.

O esforço se justifica pelo fato de o uruguaio, preterido muitas vezes pelo técnico da seleção, Oscar Tabarez, ser o responsável pela maior participação em gols de todo o elenco cruzeirense, neste ano. Com 11 gols, é o vice-artilheiro da temporada, atrás de Thiago Neves, com 13. Seus 8 passes fazem dele o terceiro colocado em assistências, atrás de Egídio (9) e Robinho (11).

A pergunta cruzeirense é se o Uruguai precisava de De Arrascaeta, se ele não foi escalado por nem sequer um minutinho contra a Coreia do Sul, na sexta-feira (12) e apenas 45 minutos contra o Japão. Não é problema de Tabarez se há final da Copa do Brasil na quarta-feira. O calendário de seleções prevê as convocações nestas datas.

Maldito é o calendário brasileiro que não se adapta às datas Fifa.

JAPÃO 4 x 3 URUGUAI
Local: Saitama Stadium (Saitama); Juiz: Ko Hyungiin (Coréia do Sul); Gols: Minamino 10, Pereiro 28, Osako 36 do 1o; Cavani 12, Doan 14, Minamino 21, Rodriguez 30;
JAPÃO: Masaaki Higashiguchi; Hiroki Sakai, Genta Miura, Maya Yoshida y Yuto Nagatomo; Gaku Shibasaki (74' Toshihiro Aoyama) y Wataru Endo; Ritsu Doan, Takumi Minamino y Shoya Nakajima (87' Genki Haraguchi); y Yuya Osako. Técnico: Hajime Moriyasu.
URUGUAI: Fernando Muslera; Martín Cáceres (64' Camilo Mayada), Sebastián Coates, Diego Godín y Diego Laxalt; Lucas Torreira (74' Nahitan Nández) y Rodrigo Bentancur (46' Federico Valverde); Gastón Pereiro (77' Maximiliano Gómez (85' Cristhian Stuani)), Giorgian de Arrascaeta (46' Jonathan Rodríguez) y Marcelo Saracchi; y Edinson Cavani. Técnico: Oscar Tabárez.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.