Topo

Coluna do PVC

Especial Boca-River - Capítulo 7

PVC

14/11/2018 16h44

BOCA SUPERA RIVER EM PÚBLICO E DISPUTA LIDERANÇA SUL-AMERICANA COM FLAMENGO

Quando foi campeão da Libertadores de 2015, o River Plate tinha a maior média de público do continente. Não foi apenas pelo título continental. Nos jogos do clube no ano, a média era de 45 mil espectadores por partida, com 68% de ocupação de suas arquibancadas. Todos os lugares ocupados por vendas para sócios. Hoje, a média do River Plate caiu. No Campeonato Argentino, sua média atual é de 40 mil, superior a todos os participantes da Série A do Brasileirão, menos o Flamengo.

O Boca Juniors teve 47 mil espectadores por partida na campanha do título nacional da temporada passada. Na temporada 2018/19, sua afluência é de 44.500. Na comparação entre todos os clubes de Brasil e Argentina, o Boca perde para o Flamengo, com 47.500 pagantes por partida, no Brasileirão.

Hoje, o Flamengo é o líder do continente. O Boca vem em segundo. Mas no ano passado, tinha exatamente o mesmo índice do rubro-negro atual: 47 mil por partida. As médias dos campeonatos da Argentina e Brasil hoje são semelhantes e estão na faixa de 18 mil por jogo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.