Topo

Coluna do PVC

O balanço da seleção em 2018

PVC

20/11/2018 20h01

Dos 15 jogos da seleção brasileira neste ano, houve 13 vitórias, um empate e uma derrota. O resultado não pode ser considerado bom e a razão é obvia: o Brasil não chegou nem sequer às semifinais da Copa do Mundo.

O pós Copa teve seis vitórias em seis partidas, média de dois gols e nenhum sofrido. Dos 12 marcados, 50% de bola parada. Contra Camarões, houve mais chances do que contra o Uruguai. O Brasil joga em busca do ataque. Não é insinuante.

Falta ser menos dependente de Neymar. Dos 12 gols, três de Neymar e seis passes do craque. Por outro lado, Richarlison pede passagem. Entrou justamente na vaga de Neymar, lesionado aos 6 minutos. Foi o melhor em campo.

O Brasil tem talento e revela jovens todos os anos. O potencial é muito grande para ser apenas o campeão mundial de amistosos. O antídoto é trabalhar a médio prazo para chegar forte à Copa América e ao Mundial do Qatar.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.