Topo

Coluna do PVC

Van Dijk evidencia gangorra das seleções

PVC

20/11/2018 11h29

O zagueiro mais caro do mundo revolucionou o sistema defensivo do Liverpool no fim do ano passado e evidenciou os altos e baixos das seleções nacionais no final do jogo contra a Alemanha, segunda-feira, em Gelsenkirchen. Aos 49 do segundo tempo, Van Dijk empatou a partida entre Holanda e Alemanha. A Holanda, ausente da Eurocopa por ser eliminada pela Islândia, e da Copa do Mundo, quando caiu na fase classificatória contra a Suécia, eliminou as duas últimas campeãs do mundo, França e Alemanha, na Liga das Nações.

Os holandeses estarão nas finais da Liga das Nações junto com Suíça, Inglaterra e Portugal. Entre as desclassificadas, estão França, Alemanha, Itália e Espanha, as quatro últimas campeãs do mundo.

Van Dijk figura na lista dos dez jogadores mais caros de todos os tempos. É o zagueiro mais caro da história, provavelmente o beque mais seguro do futebol do planeta atualmente.

Mas sua contribuição da semana foi evidenciar a gangorra das seleções. A elite está muito apertada e há muito tempo. O fato de jogadores de todas as seleções do mundo terem acesso aos mesmos treinos, táticas e estratégias torna muito mais comum ver crescimentos rápidos e quedas vertiginosas. Diagnósticos definitivos como da crise do futebol do Brasil depois do 7 x 1 ou da Alemanha soberana caem por terra num sopro.

Nesta semana, a Bélgica levou 5 x 2 da Suíça. Mas a grande novidade é a Holanda. Sob o comando de Ronald Koeman, com Van Dijk na defesa e Memphis Depay no ataque, os holandeses disputaram dez partidas e só perderam duas, para a Inglaterra e a França. Mas só venceram quatro (40%). Mais um sinal do equilíbrio, um dos empates foi contra a Eslováquia.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.