Topo

Coluna do PVC

Dudu é o craque o Brasileirão

PVC

21/11/2018 23h17

Dudu fez os dois gols do título da Copa do Brasil, em 2015.

Foi o melhor jogador do segundo turno do Brasileirão 2016.

E disparadamente é o craque do Campeonato Brasileiro de 2018.

Se há um símbolo do fortalecimento do Palmeiras nos últimos três anos, é Dudu.

A atuação contra o América foi brilhante.

Deu 23 passes certos, errou cinco, foi quem mais finalizou, fez seu sétimo gol na campanha, 12a assistência.

É o recordista de passes para gols do campeonato e quem mais participa de gols desde a chegada de Felipão. Deu dez passes sob o comando do técnico e marcou sete vezes. Dos 45 gols da era Scolari, Dudu participou de 37%.

Dudu ajudou a aliviar a tensão do primeiro tempo do Allianz Parque. Daqueles dias em que, quem tivesse uma faca, cortaria um cubo de ar. Oxigênio em estado sólido, tamanha a angústia da torcida, à espera do gol que não vinha. E que, quando veio, foi anulado primeiro no pé de Deyverson.

O Brasileirão não acabou, mas foi por culpa de Uribe e Diego. Especialmente o camisa 10, o melhor em campo no Maracanã. Foi quem mais finalizou (4), quem mais acertou passes (44), autor do gol do 2 x 0, que adiou a definição do campeão para domingo — ou talvez para dia 2.

O Flamengo precisa de seis pontos nos dois últimos jogos e que o Palmeiras tenha no máximo um empate. Dificilmente ganhará um título neste ano de 2018. Mas terminará com a cabeça erguida, porque nos últimos 26 anos, só em 2009 chegou à penúltima rodada com chance de levantar o troféu.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.