Topo

Coluna do PVC

Há razões para Renato ficar no Grêmio

PVC

29/11/2018 18h36

O almoço entre Romildo Bolzan e Renato Gaúcho já começou, nesta quinta-feira, com a certeza de que o treinador permaneceria. Como este blog antecipou por volta de 13h.

Enquanto se dizia que haveria um jantar para definir a saída do técnico, o Grêmio negociava as bases da permanência bem antes de o sol se por. Não haverá exagero no salário. Não haverá remuneração superior a R$ 1 milhão. Cifras assim só serão alcançadas se houver premiação, ou seja, só se o Grêmio conquistar títulos e mais títulos.

Por que, então, ficar no Grêmio, e não esperar o Flamengo?

Antes de tudo, porque os gremistas não exigem a conjugação do verbo esperar. Em Porto Alegre, Renato não aguarda por um novo presidente. Tem segurança e carinho do dirigente atual, Romildo Bolzan.

A informação repetida de que Ricardo Lomba e Rodolfo Landim haviam acertado as bases para fazer uma única proposta por Renato não se confirmou. Rodolfo Landim disse que não conversou com Ricardo Lomba a respeito de uma proposta a Renato.

Então, o treinador teria de esperar pelo menos até o dia 8 de dezembro para ter convicção de quem será o presidente do Flamengo. Ao mesmo tempo, o Grêmio sinalizava cada vez mais o desejo de sua permanência. Não com mais reais, mas com mais projeto de trabalho. Mais condição de montar uma equipe capaz de conquistar outra Libertadores ou de encerrar a seca de títulos brasileiros, de 22 anos.

O Grêmio é a mãe de Renato. Crescido em Bento Gonçalves, chegou adolescente ao estádio Olímpico. Amadureceu na campanha do vice-campeonato brasileiro de 1982, na Libertadores de 1983. Explodiu com o título mundial de 1983, dois gols seus contra o Hamburgo.

O Flamengo é, digamos, a mulher de sua vida, desde que chegou em 1987, ano da conquista da Copa União. Quando pulou a cerca e fez o gol de barriga pelo Fluminense, na final do Carioca de 1995, magoou seu caso de amor. A torcida rubro-negra costuma vaiá-lo. O Flamengo é, portanto, a mulher da vida de Renato que um dia ele precisará reconquistar.

Parecia ser agora. Pode ser depois.

Renato segue afirmando que dirigir o Flamengo é um sonho. Treinar o Grêmio é sua realidade.

Na maturidade de sua carreira de técnico, Renato optou pela garantia poder brigar por muitos troféus em 2019.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.