Topo

Coluna do PVC

O melhor time da Champions League

PVC

14/12/2018 14h13

Ser o melhor time da fase de grupos da Champions League não costuma ser sinal de sucesso nos mata-matas. Ano passado, o Tottenham terminou sua chave com 16 pontos, três a mais do que o Real Madrid. Os ingleses foram eliminados nas oitavas-de-final pela Juventus, enquanto os madridistas caminharam para o terceiro troféu consecutivo. Há dois anos, o melhor time foi o Barcelona, com 15 pontos. Caiu também contra a Juventus, nas quartas-de-final.

Desta vez, a melhor equipe da fase de grupos foi o Porto. Desde 1997, o clube português não terminava a fase de grupos com 16 pontos. Mesmo em 2004, quando foi campeão, fechou sua chave atrás do Real Madrid, em segundo lugar. A boa trajetória nesta Champions não é indício de título, mas há bons motivos para comemorar. Primeiro, evitar o encontro com Barcelona, Real Madrid, Bayern, Manchester City, PSG ou Juventus, no sorteio da próxima segunda-feira.

A segunda boa razão para festejar é a recuperação do clube. Hegemônico em Portugal na década passada, com um tetracampeonato e seis títulos nacionais no espaço de dez anos, os portistas entraram em crise depois do tricampeonato de 2011/2012/2013. Problemas de saúde do presidente Pinto da Costa, crise de poder entre o diretor de futebol Antero Henrique e o filho do presidente, crescimento institucional do Benfica foram motivos para o Porto amargar quatro temporadas seguidas vendo os rivais encarnados de Lisboa campeões.

Sérgio Conceição foi o treinador escolhido para o renascimento. Montou a equipe vencedora em maio de 2018 e que agora brilha na Champions. Joga no 4-3-3, tem miolo de defesa brasileiro formado por Felipe, ex-Corinthians, e Militão, ex-São Paulo, o talento mexicano de Herrera no meio-de-campo e o brilho do atacante malinês Marega, no ataque. Marega apareceu no Vitória de Guimarães e, nesta Champions, marcou em cinco rodadas consecutivas, igualando o recorde de Jardel, autor da mesma façanha pelo Porto na temporada 1999/2000.

O Porto somou mais pontos nesta fase de grupos da Champions League do que o Benfica nas três edições mais recentes somadas. Quem cruzar com os portistas no sorteio de segunda-feira, em Nyon, pode julgar mais fácil do que enfrentar Real Madrid, Barcelona, Manchester United ou Paris Saint-Germain. Mas sabe que não terá vida fácil.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.