Topo

Coluna do PVC

Informações e palpites da Champions League

PVC

17/12/2018 09h09

O sorteio dos grupos da Champions League colocou vida fácil para Barcelona e Manchester City. O Barça enfrentará o Lyon, terceiro colocado do Campeonato Francês e último clube a conseguir vaga para as oitavas-de-final, ao empatar com o Shakhtar, na Ucrânia, na quarta-feira (12). O Manchester City terá adversário ainda mais fraco. O Schalke é o 13o colocado do Campeonato Alemão e classificou-se por estar na chave de Porto, Galatasaray e Lokomotiv.

O duelo mais imprevisível será Liverpool x Bayern. Abaixo, informações e palpites dos oito confrontos das oitavas-de-final.

SCHALKE x MANCHESTER CITY
Na história, houve apenas três confrontos, com duas vitórias dos ingleses e uma dos alemães. Em 1970, o City eliminou o Schalke nas semifinais da Recopa, que venceria numa final contra o Gornik Zabrze, da Polônia. É o único troféu continental do Manchester City. Hoje, o time de Guardiola é vice-líder na Premier League e o Schalke ocupa a modesta 13a posição na Bundesliga.
Favorito – Manchester City

LIVERPOOL x BAYERN
Em sete confrontos, o Liverpool venceu duas vezes, o Bayern apenas uma. O último encontro aconteceu pela Supercopa de 2002, com triunfo dos ingleses. Em 1981, o duelo mais lembrado, provocou a classificação do Liverpool para sua terceira Copa dos Campeões, eliminando o Bayern nas semifinais. O Liverpool é o atual líder da Premier League e o Bayern ocupa a terceira colocação na Bundesliga, seu pior desempenho desde 2011.
Favorito – Liverpool

ATLÉTICO DE MADRID x JUVENTUS
Pela Champions League, Juve e Atlético se encontraram apenas na temporada 2014/15, fase de grupos. O Atlético venceu no Vicente Calderón por 1 x 0 e houve empate por 0 x 0 em Turim. Naquela temporada, a Juve avançou até a decisão de Berlim, perdida para o Barcelona de Messi e Neymar. Na Copa da Uefa, houve dois cruzamentos, em 1964 e 1965. Ao todo, são duas vitórias do Atlético e quatro da Juventus em sete partidas. Hoje, a Juve lidera a Série A, oito pontos à frente do Napoli, vice-líder. O Atlético é o terceiro na Espanha, três pontos atrás do Barcelona. Atenção a Cristiano Ronaldo. Na Série A, tem 11 gols e 5 passes para gols em 16 partidas, mas na Champions fez apenas um gol em cinco participações.
Favorito – Juventus

ROMA x PORTO
O Porto foi o melhor time da fase de grupos, único a alcançar 16 pontos, com um empate e cinco vitórias. Mas estar na chave de Schalke, Galatasaray e Lokomotiv ajudou. O time de Sérgio Conceição é bem montado, no 4-3-3, com destaque para o meia mexicano Herrera e para o atacante malinês Marega. A Roma não está bem. Contra o Genoa, no domingo (16), encerrou uma seqüência de cinco partidas sem vencer, ao derrotar o Genoa por 3 x 2. Em sexto lugar na Série A, figura 22 pontos abaixo da Juventus. Os únicos confrontos aconteceram na fase preliminar de 2016/17. O Porto eliminou a Roma com uma vitória e um empate.
Favorito – Porto

LYON X BARCELONA
São quatro vitórias do Barcelona e dois empates nos seis encontros entre os dois clubes. O único em mata-matas aconteceu nas oitavas-de-final de 2009. Empate na França e goleada barcelonista por 5 x 2 na Catalunha. Naquela temporada, a primeira de Josep Guardiola como treinador, o Barcelona foi campeão numa final contra o Manchester United. Messi é vice-artilheiro da Champions League, goleador e líder de assistências da Liga Espanhola. O Lyon confia em Memphis Depay, melhor jogador em passes para gols no Campeonato Francês.
Favorito – Barcelona

AJAX x REAL MADRID
O Real Madrid venceu os últimos seis jogos contra o Ajax, que só terá memória de um bom desempenho contra os espanhois se voltar à temporada 1995/96. Na fase de grupos, os holandeses venceram os dois encontros. Ao todo, são sete vitórias madridistas, quatro do Ajax e um empate. O Real Madrid não vai bem na liga espanhola, em quarto lugar, cinco pontos atrás do Barcelona, mas venceu sua chave na Champions. O Ajax não avançava às oitavas havia treze anos e persegue o PSV, dois pontos atrás no Campeonato Holandês. Atenção a Frenkie De Jong, o jovem prodígio do Ajax.
Favorito – Real Madrid

TOTTENHAM x BORUSSIA DORTMUND
O Tottenham foi o segundo colocado da chave de Barcelona e Internazionale e se encontrará pela quinta vez contra o Borussia Dortmund, o segundo mata-mata. Nos quatro jogos anteriores, duas vitórias para cada lado. Em 2016, o Borussia eliminou o Tottenham nas oitavas-de-final da Liga Europa. Apesar de grandes jogadores como Harry Kane e Eriksen, o Tottenham oscila e está seis pontos atrás do Liverpool, na terceira colocação da Premier League. O Borussia Dortmund tem um estilo de jogo definido, no 4-2-3-1, dirigido pelo treinador suíço Lucien Favre. Witsel e Delaney são destaques na cabeça-de-área, a velocidade de Sancho é especial pela direita e Marco Reus é decisivo para servir.
Favorito – Borussia Dortmund

MANCHESTER UNITED x PARIS SAINT-GERMAIN
Nunca houve um confronto oficial entre Manchester United e Paris Saint-Germain e a primeira partida acontecerá com José Mourinho em crise de identidade. Sempre forte em seus sistemas defensivos, Mourinho não consegue acertar o Manchester desta vez e já sofreu 29 gols em 18 partidas, um gol sofrido a mais do que em toda a campanha do vice-campeonato de 2017/18. O Paris Saint-Germain recuperou-se e ganhou a chave contra Napoli, Liverpool e Estrela Vermelha. Na campanha, até aqui, apenas uma derrota, justamente na Inglaterra, contra o Liverpool. O que atrapalha o PSG é o desnível entre a liga francesa e a Champions. O que ajuda é o ataque, o melhor da competição continental com 17 gols.
Favorito – Paris Saint-Germain

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.