Topo

Coluna do PVC

China ainda pode tirar Luan do Grêmio

PVC

27/12/2018 11h21

Apesar de o Grêmio dar como encerrada qualquer possibilidade de saída de Luan, depois de desistir da troca com o Cruzeiro por Thiago Neves, ainda existe uma possibilidade de um clube chinês fazer proposta e comprar o atacante. Os agentes do jogador sabem dessa hipótese. Também está claro que Luan não gostou de ser oferecido pelo Grêmio. O São Paulo ouviu oferta do time gaúcho e o Cruzeiro dava como sacramentada a transferência.

Semana passada, a transferência para o Cruzeiro estava mesmo acertada. Era a avaliação dos dirigentes cruzeirenses que se sentaram à mesa com André Zanotta, diretor-executivo gremista, e Carlos Amodeo, CEO do clube de Porto Alegre. Luan iria para a Toca da Raposa e Thiago Neves seria o meia disponível para Renato Gaúcho. A troca incluiria o zagueiro Murilo. No último instante, também entrou o atacante Raniel na negociação. O acerto foi confirmado em primeira mão pelo comentarista Rodrigo Bueno, do FOX Sports.

No sábado, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, conversou com Luan e ouviu do jogador que não pretende se mudar de Porto Alegre, exceto em caso de negociação para o exterior. Naquela data, o presidente gremista afirmou que continuará tratando da transferência de Thiago Neves, mas sabe que a dificuldade aumenta pela frustração do Cruzeiro. O Cruzeiro confirma estar frustrado. Em Belo Horizonte, a avaliação é de que o negócio estava selado. Por isso, só voltará a conversar com os gremistas se a opção for por assinar o que já estava combinado.

Há um consenso, tanto em Porto Alegre quanto em Belo Horizonte. Luan conviveu com lesões em 2018 e este foi um dos ingredientes que o fizeram deixar de ser o melhor jogador da América do Sul. Mas o que o fez virar moeda de troca foi seu comportamento fora de campo. O Cruzeiro entende que Luan tem histórico de não cuidar da matéria-prima de seu trabalho: o corpo. Mas julga ter mecanismos na Toca da Raposa para fazer o meia voltar a ser o melhor jogador do continente.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.