Topo

Coluna do PVC

A dor de cabeça de Sampaoli

PVC

13/01/2019 19h24

Jorge Sampaoli não esteve no almoço de confraternização, no Centro de Treinamento do Corinthians, por causa de uma forte dor de cabeça. Claro que no início da tarde especulou-se que sua enxaqueca se chamasse falta de reforços. Porque no sábado circulou informação sobre sua irritação por não ter nenhuma contratação, depois de ouvir a certeza de que teria oito.

A dor de cabeça passou, em parte, com o jogo rolando. Apesar do gol rápido de Gustavo, para o Corinthians, o Santos comportava-se bem. Diferente do ano passado, taticamente. O desenho santista foi de 3-4-3. Alisson juntava-se aos zagueiros para a saída de bola, com a liberação conjunta dos dois laterais. Victor Ferraz e Orinho viravam alas, quando o Santos ia ao ataque.

Quando mexeu, tirou Derlis González, escalou Carlos Sánchez na ala e adiantou Victor Ferraz para a ponta-direita. Taticamente, o Santos foi correto. Só que são poucos jogadores para muitos jogos. Sampaoli vai precisar aumentar o elenco e a diretoria tem sido lenta para isso.

O Corinthians começou num 4-4-2. Jádson como atacante, junto com Gustavo. A linha de quatro homens de meio-de-campo tinha André Luís, Ramiro, Richard e Sornoza. É outro time. Mas a mesma forma de jogar de Carille. O time espera e tenta trabalhar quando tem a bola no pé. Mas vai ter de crescer jogo a jogo.

O empate por 1 x 1 no clássico amistoso contra o Santos é o quinto seguido contra o rival sem vitória do Corinthians. São três empates e duas vitórias santistas desde 2017.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.