Topo

Coluna do PVC

Dérbi paulista nunca representou tanto hegemonia nacional

PVC

01/02/2019 06h14

Palmeiras x Corinthians entram em campo neste sábado (2), para o primeiro Dérbi do ano, com a lembrança da rivalidade acelerada pela final estadual de 2018. Mas também num período em que Corinthians e Palmeiras disputam a hegemonia nacional como jamais aconteceu na história do futebol brasileiro. O Flamengo tem o maior orçamento do país, o Grêmio foi o último campeão da Libertadores com sede no Brasil, mas são quatro anos consecutivos de Brasileirões vencidos por Corinthians ou Palmeiras.

Generated by IJG JPEG Library

Flamengo e Fluminense revezaram-se nas conquistas do Brasileiro entre 1982 e 1984, com duas vezes Fla e uma vez Flu. Na Copa do Brasil de 2014, a decisão entre Atlético e Cruzeiro reforçou a ideia de hegemonia local criada pelo bicampeonato cruzeirense. Mas nunca houve quatro anos consecutivos em que o principal troféu do país dividiu-se entre dois rivais com tanto antagonismo.

A história de Corinthians x Palmeiras completou cem anos em 2017 e tem mais vitórias palmeirenses do que corintianas (127 x 126). O Corinthians foi vencedor nas estatísticas até o Palmeiras ultrapassá-lo em 1967 e nunca mais perder a liderança. Ano passado, chegou a empatar, ao ganhar em Itaquera pelo primeiro turno do Brasileiro. Os palmeirenses retomaram a frente ao vencer pelo segundo turno.

Na história, Corinthians e Palmeiras só tiveram tanto predomínio nos principais torneios do país no início da década de 1950. O Corinthians conquistou o Rio-São Paulo de 1950, o Palmeiras o do ano seguinte. Em 1953 e 1954, o Corinthians foi bi, mas há uma conquista da Portuguesa em 1952, para interromper a supremacia.

A expectativa do país é de Flamengo e Palmeiras acima dos demais. Pode não ser assim. Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Santos, São Paulo podem se intrometer nesse suposto dueto. A história recente acrescenta a memória de que Corinthians e Palmeiras têm a hegemonia atual. Qualquer que seja o próximo período, será preciso terminar com o inédito predomínio do Dérbi.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.