Topo

Coluna do PVC

Atlético estreia e tenta espantar sina de burro sem sorte de Levir Culpi

PVC

05/02/2019 08h57

O técnico do Atlético, Levir Culpi, é autor do livro "Burro com sorte", que conta histórias de sua carreira. O título faz referência a um jogo que passou ouvindo gritos de burro de um torcedor que pedia a entrada de um jogador do banco de reservas. Levir não o atendeu e ainda escalou outro substituto, para desespero do torcedor, que aumentou o volume do insulto.

A alteraçáo de Levir deu certo e o jogador que saiu do banco marcou o gol da vitória. O treinador não se conteve. Olhou para trás e mirou o torcedor mal educado.


A réplica veio, imediata: "Você é burro pra caramba! Mas tem uma sorte…"

Levir estreia na sua quarta Libertadores na noite desta terça-feira (5) contra o Danubio, em Montevidéu. No torneio continental, a sorte não o acompanha como no episódio de seu inicio de carreira. Chegou às quartas-de-final pelo Criciúma em 1992. Caiu nas oitavas pelo Atlético em 2014 e 2015, mas as Libertadores que não disputou são as que evidenciam como o destino não o auxiliou além das fronteiras, na América do Sul.

Em 1996, foi campeão da Copa do Brasil pelo Cruzeiro, que assim classificou-se para a Libertadores vencida no ano seguinte. Levir não estava mais no comando, porque optou por se transferir para o Cerezo Osaka, do Japão. Em 2004, comandou o Athletico Paranaense na surpreendente campanha do vice-campeonato brasileiro. Classificou o clube de Curitiba para a Libertadores, mas preferiu transferir-se para o Cruzeiro. O Athletico foi à final da Libertadores.

Levir se espanta com sua própria falta de memória. Ao ouvir os relatos sobre o sucesso dos clubes que largou depois de classificá-los para Libertadores históricas, singelamente responde: "Acabei de saber disso agora." E ri.

Ele diz que acredita em trabalho, muito mais do qur na sorte. Mas se lembra de seu maior sucesso como técnico do Galo, a conquista da Copa do Brasil de 2014, com duas goleadas por 4 x 1 sobre Corinrhians e Flamengo que levaram o time à decisão contra o Cruzeiro. "Se alguém me dissesse que iríamos fazer aquelas duas viradas, eu não ia acreditar. A gente teve também um pouco de sorte."

Desde 2013, quando ganhou a Libertadores, o Atlético não conseguiu mais passar das quartas-de-final. A partir de hoje, o Galo e Levir tentam quebrar essa sina.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.