Topo

Coluna do PVC

Messi nunca marcou no Real pela Copa do Rei

PVC

06/02/2019 10h47

O último confronto entre Barcelona x Real Madrid pela Copa do Rei aconteceu em 2014. Decisão em Valencia, marcada por um gol espetacular de Gareth Bale. Naquele dia, o atacante galês percorreu 60 metros em 7,2 segundos, perto do recorde mundial de Maurice Greene, de 6,3 segundos na mesma distância.

Da última vez que entrou no Camp Nou contra o Barcelona, Bale não foi bem. Foi substituído aos 32 minutos do segundo tempo por Asensio. A goleada sofrida por 5 x 1 causou a demissão de Julen Lopetegui e a tentativa de descobrir novas referências no elenco merengue, mesmo depois de Bale ter marcado dois dos três gols sobre o Liverpool na decisão da Champions League, em maio.

Messi não estava no massacre de outubro, porque havia fraturado o braço.

O maior clássico do futebol da atualidade faz vilões e heróis. O novo xodó da afición madridista é Vinicius Junior, cuidado com zelo pelo técnico Santiago Solari e dúvida para ser titular nesta quarta-feira (6), às 18h. A prévia do diário El Mundo Deportivo aponta Lucas Vásquez como integrante do onze inicial.

São três clássicos sem o Real Madrid vencer no Camp Nou. Dois empates e a hecatombe do 5 x 1, em outubro. Mas são quatro partidas sem o Barcelona derrotar o rival pela Copa do Rei. Duas vitórias madridistas e dois empates desde os 2 x 1, ida das quartas-de-final de 2012. No Camp Nou, o Barça não vence pela Copa desde 1996/97, 3 x 2 ainda com gol de Ronaldo Fenômeno. Mas são três encontros de Copa na casa barcelonista, desde então.

A mais incrível das pequenas escritas do clássico envolve Messi. Se Bale teve na Copa do Rei o sucesso que não alcançou em outras disputas contra o Barça, Messi é o maior goleador da história de Barcelona x Real Madrid, mas jamais fez um gol no seu grande adversário pela Copa do Rei. Dos 26 marcados contra o Real, 18 foram pela Liga, seis pela Supercopa, 2 pela Champions League, nenhum pela Copa do Rei.

Barcelona's Lionel Messi celebrates after scoring against Real Madrid during their Champions League semi-final first leg soccer match at Santiago Bernabeu stadium in Madrid, April 27, 2011. REUTERS/Sergio Perez (SPAIN – Tags: SPORT SOCCER IMAGES OF THE DAY)

No Brasil alguém pode descrever o clássico desta quarta-feira como o encontro entre Vinicius Junior e Arthur. Chama mais a atenção a disputa entre quem foi chamado de atacante mais veloz do planet,a depois de um golaço pela Copa do Rei, contra o maior gênio do século que nunca conseguiu fazer um gol no Real pelo mata-mata espanhol.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.