Topo

Coluna do PVC

Pela volta da entrevista coletiva

PVC

09/02/2019 20h00

Houve um tempo em que os Presidentes da República eram militares e faziam pronunciamentos em rede nacional.

Nessa mesma época, jogadores de futebol como Zico, Sócrates, Tostão e Pelé davam entrevistas coletivas à beira do campo.

Despois vieram presidentes como Itamar Franco, Fernando Hentique Cardoso e Lula que concediam entrevistas, exclusivas ou coletivas.

Coincidiu uma parte desse período com craques de pronunciamentos em rede social. Ou em comercial de TV, como Neymar pós Copa 2018 com suas 18 repartições da palavra "EU."

Agora, jogadores, governantes e dirigentes excluem o contraditório e as perguntas. Reinaldo Belotti, CEO do Flamengo, fez bem em apresentar sua versão. E foi péssimo ao rejeitar as perguntas.

A melhor maneira de combater fake news ou erros de imprensa, coisas completamente diferentes, é estar aberto a responder a todas as perguntas.

Viva a entrevista!

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.