Topo

Coluna do PVC

As semelhanças entre São Paulo x Talleres e Corinthians x Tolima

PVC

13/02/2019 12h45

O São Paulo corre o risco de ser o terceiro time brasileiro eliminado na fase anterior aos grupos da Libertadores, se não vencer o Talleres por 2 x 0 ou três gols de diferença. Até hoje, só o Corinthians, em 2011, e a Chapecoense, em 2018, caíram antes de alcançar as chaves. Como a Chape foi eliminada por um gigante sul-americano, o Nacional, de Montevidéu, as semelhanças são entre Tolima e Talleres, o algoz corintiano e possível causador de frustração são-paulina.

Uma das semelhanças é a presença de Jucilei, no Corinthians contra o Tolima e no São Paulo contra o Talleres. Não que o volante tenha sido culpado há oito anos, nem que seja responsável na situação atual.

Há outros fatores, como o calendário apertado no início da temporada. O Corinthians empatou com o Tolima por 0 x 0, no Pacaembu, na quarta partida de 2011. Visitou a Colômbia, onde foi desclassificado, em seu sexto compromisso daquele ano. Não estava pronto, em plena pré-temporada, mas tinha defeitos no ataque, de seis gols, e na defesa, com quatro sofridos, antes de cair em Tolima.

O São Paulo tem oito marcados e sete sofridos antes de jogar contra o Talleres. Só fez dois gols em suas duas primeiras partidas do ano, contra Mirassol (4×1) e Novorizontino (3×0). Há cinco partidas, não consegue vazar o adversário duas vezes.

Há também diferenças entre Tolima x Corinthians e São Paulo x Talleres. Porque o Corinthians não cogitava a eliminação antes de levar 2 x 0 na Colômbia. Havia empatado por 0 x 0 em São Paulo. No Morumbi, discute-se a substituição do treinador em caso de eliminação.

Aqui volta a lembrança sobre Jucilei. Conta-se que depois da derrota para o Tolima, Andrés Sanchez ouviu depoimentos de conselheiros que, unanimemente, queriam a demissão de Tite. Na mesma sala, um dos depoentes dizia que se trocasse o treinador e mantivesse a situação do elenco, teria de mudar o comando outra vez em pouco tempo. Andrés decidiu continuar com Tite, mas até o fim de fevereiro saíram do elenco o Fenômeno Ronaldo, aposentado, o lateral Roberto Carlos, que pediu desligamento, e o volante Jucilei, vendido para o Anzhi. Em abril, Bruno César foi negociado com o Benfica.

Todos os demais jogadores que atuaram contra o Tolima, e também a comissão técnica, ficaram e foram campeões brasileiros em dezembro do mesmo ano.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.