Topo

Coluna do PVC

Meninos do Brasil, adultos na Europa

PVC

13/02/2019 19h11

A vitória do Real Madrid sobre o Ajax teve momentos de tensão para o tricampeão da Europa.

Primeiro, o gol anulado do Ajax, no final do primeiro tempo, de supremacia holandesa.

Então, Vinicius Junior fez jogada genial pela esquerda. Em altíssima velocidade, arrastou o lateral Mazraoui, puxou a bola para o meio da área, entregou a Benzema. Faltou só dizer: "Faz." Benzema marcou seu quarto gol na Champions League.

Novo momento de tensão para os merengues, quando David Neres recebeu às costas de Carvajal e deixou o marroquino Zyech frente a frente com Courtois. O empate deixava o jogo do tamanho que tinha até então.

Mas Carvajal recebeu bom passe de Casemiro e cruzou para Asensio fazer 2 x 1. Falha do goleiro Onana, do Ajax.

O Real Madrid tem um pé dentro das quartas-de-final.

O jogo teve o duelo de dois super campeões da Europa. O Ajax, quatro vezes, o Real Madrid, treze. Teve também o embate entre dois jovens jogadores brasileiros, de gerações que fracassaram pelas seleções de base. David Neres fez parte da seleção sub-20 que não se classificou para o Mundial sub-20 de 2017. Vinicius Junior disputou os amistosos de novembro contra a Colômbia, não foi liberado e não participou do fracasso do Brasil no recém-terminado Sul-Americano de 2019.

Duas gerações de fracassos da seleção coletivamente, dois símbolos de que o talento permanece intocável do ponto de vista individual. A questão é transformar essa qualidade de jogo em grandes times com a camisa do Brasil. Como a coluna ">"Do talento para o fracasso" tratou na Folha de S. Paulo do último domingo.

Na Champions League, nesta quarta-feira (13), os meninos do Brasil foram adultos na Europa.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.