Topo

Coluna do PVC

O pior Majestoso em meia década

PVC

15/02/2019 10h54

O Corinthians faz seu pior início de Paulistão desde 2014. Com sete pontos, em terceiro lugar na sua chave, hoje estaria eliminado. O cenário mais trágico antes deste início de Paulista tinha uma vitória, dois empates e três derrotas, no primeiro torneio deste século. Eram cinco pontos. Atualmente, são sete conquistados. Na versão original, faltou aqui dizer que em 2014 foram duas vitórias e quatro derrotas nos primeiros seis jogos.

O São Paulo tem sua pior campanha nas primeiras seis rodadas do estadual desde 2006. Daquela vez, defendendo o troféu conquistado sob o comando de Émerson Leão no ano anterior, o Tricolor tinha duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Eram oito pontos ganhos. Agora são nove.

Verdade que os inícios péssimos de mais de uma década atrás representaram sucesso no final. O Corinthians trocou o treinador Darío Pereyra por Vanderlei Luxemburgo depois da terceira rodada. Terminou campeão paulista.

O São Paulo recuperou-se em 2006, não alcançou o Santos num torneio de turno único e pontos corridos, mas foi vice-campeão.

No meio da década passada, quando o Palmeiras vivia suas vacas magras, a Polícia Militar considerava o clássico Corinthians x São Paulo o de maior risco e maior rivalidade. Está claro que o Dérbi reacendeu, com Corinthians x Palmeiras como maiores rivais do estado. O São Paulo vive sua maior seca de troféus desde que completou a obra do Morumbi.

Vive também uma inversão de valores com o Corinthians. Em 2008, o Tricolor era tricampeão brasileiro e o Corinthians ganhava a Série B. Depois do retorno corintiano, o São Paulo só conquistou a Copa Sul-Americana. De lá para cá, houve 38 clássicos. O Corinthians venceu vinte, o São Paulo oito.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.