Topo

Coluna do PVC

Corinthians mantém tabu sobre São Paulo

PVC

17/02/2019 21h53

O Corinthians venceu o décimo clássico Majestoso em Itaquera e agora tem sete vitórias e três empates no retrospecto. De novo, apresentou defeitos, como o excesso de dependência do jogo aéreo. Dos nove gols marcados em partidas oficiais neste ano, sete foram assim. O de Gustavo, da vitória, veio de um cruzamento de Fágner, completado por Gustavo com o pé direito.

O São Paulo manteve o desenho tático que possuía com Jardine. Mas deixou Nenê, Diego Souza e Jucilei fora do time titular. Boa decisão de Vágner Mancini.

Fábio Carille disse depois da partida que percebe o Corinthians melhorando no modelo de jogo. Ainda é imperceptível. Porque o time muda de escalação a cada partida. Contra o São Paulo foi de fato um 4-1-4-1, com Ralf atrás de uma linha com Pedrinho, Júnior Urso, Sornoza e Clayson, com Gustavo na frente. Antes, o próprio Carille falava em 4-3-3, com Vágner Love sem preencher a linha do meio-de-campo.

Ainda não está bom.

O Corinthians fez 1 x 0 numa cobrança de escanteio que não houve. Fez o segundo gol num lance discutível, em que a bola tocou no braço de Gonzalo Carneiro. Não pareceu falta. O árbitro marcou e o Tricolor não conseguiu empatar.

Aos dois times, segue faltando qualidade de jogo. O Corinthians entra na zona de classificação. O São Paulo deixa de ser líder de sua chave.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.