Topo

Coluna do PVC

Brasil enfim troca suspeitas de interferência externa por árbitro de vídeo

PVC

23/02/2019 11h15

A aprovação do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro acontece no mesmo dia em que, pela primeira vez na história, um jogo no país é anulado por interferência externa. Aparecidense 1 x 0 Ponte Preta está cancelado por causa das evidências de influência de fora de campo na decisão do árbitro anular o gol de empate da Ponte.

O Palmeiras foi o clube que mais brigou pela adoção do VAR, justamente por se julgar prejudicado por influência externa na final do Campeonato Paulista. Apenas sete clubes, há um ano, votaram a favor do vídeo: Bahia, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras.

No dia seguinte à rejeição da proposta no Conselho Arbitral da CBF, Maurício Galiotte visitou a CBF para pedir que houvesse revisão da decisão. A pressão ajudou a que houvesse árbitro de vídeo na Copa do Brasil. Incrivelmente, a eliminação do Palmeiras contra o Cruzeiro no mata-mata nacional aconteceu sem que o VAR atuasse no lance do gol de empate palmeirense, no jogo de ida. O árbitro mato-grossense Wágner Reway marcou falta de Edu Dracena no goleiro Fábio, antes que pudesse haver o auxílio da tecnologia.

Sinal de que o árbitro de vídeo não vai resolver todas as questões. Mas ajuda muito.

Especialmente, evita que ocorram mais suspeitas de interferência externa. Como em Aparecidense x Ponte Preta.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.