Topo

Coluna do PVC

O mapa dos gols do Palmeiras no ano

PVC

06/03/2019 09h37

No dia da estreia na Libertadores, em Barranquilla, contra o Junior, o Palmeiras chega com números inexpressivos de ataque e firmes na defesa. São dez gols marcados em nove partidas, quatro apenas sofridos.

Chama a atenção o equilíbrio entre os dois lados do campo. Dos dez anotados, três nasceram pelo lado direito, três do lado esquerdo e quatro pela faixa central do campo.

Do total, 40% começaram em trocas de passes, 20% de contra-ataque, 30% de bola parada, 40% pelo alto. A soma supera os 100% porque uma coisa pode se somar a outra. Uma jogada de contra-golpe pode terminar em gol de cabeça, por exemplo.

Também chama a atenção o fato de todos os gols sofridos terem nascido pela esquerda da defesa. Os quatro com Diogo Barbosa na lateral. Não dá para culpar. A jogada muitas vezes termina com equívoco na quarta-zaga também.

Ano passado, o Palmeiras também estreou contra o Junior, em Barranquilla. Mas a partida foi facilitada, porque o lateral colombiano Germán Gutiérrez foi expulso aos 8 minutos. O primeiro gol palmeirense, marcado por Bruno Henrique, aconteceu aos 19.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.