Topo

Coluna do PVC

Sem Vinicius Junior, quem merece ser chamado? Dudu ou David Neres?

PVC

06/03/2019 13h33

A CBF ainda aguarda a informação oficial do Real Madrid, de que a ruptura de ligamentos do tornozelo tirarão Vinicius Junior dos campos por dois meses. Só a partir do comunicado, haverá reuniões para entender a necessidade de convocar alguém para seu lugar. Dois nomes dessa mesma posição foram observados nos últimos meses e terão chance de convocação, se de fator Tite entender que precisa de mais um jogador: Dudu e David Neres.

Os nomes favoritos para estarem na convocação final da Copa América são os de Neymar e Douglas Costa, ausentes por lesão da lista para os amistosos contra Panamá e República Tcheca. Além deles, Tite sabe perfeitamente o que esperar de Willian, com três convocações depois da Copa do Mundo.

Dudu só foi chamado por Tite duas vezes, para amistoso contra a Colômbia, em janeiro de 2017, e para partidas contra Uruguai e Paraguai, em março do mesmo ano. David Neres ainda não foi convocado.

A dúvida aqui levantada está entre o líder de assistências do Campeonato Brasileiro (14), sete marcados e participação em um terço dos gols do campeão nacional, Palmeiras. Na Libertadores, na temporada passada, Dudu fez dois gols e deu apenas um passe decisivo.

David Neres fez um gol e deu duas assistências pelo Ajax na atual edição da Champions League. O Ajax classificou-se para as quartas-de-final pela primeira vez em 16 anos. Na Liga Holandesa, Neres tem três gols e oito passes decisivos. É o quinto colocado na tabela de assistências.

O debate não está lançado na sede da CBF, porque não se sabe ainda se haverá nova convocação. Mas, se houver, os dois são nomes observados. E a discussão inclui o nível do campeonato que se joga no Brasil. Dudu é um representante raro de talento que permanece na Série A nacional, aos 27 anos. Não é nem novato nem veterano, foi eleito o melhor jogador em atividade no Brasileirão e sua última convocação data de março de 2017.

David Neres é um talento nato, joga na Champions League, mas joga num clube de Campeonato Holandês, também distante do padrão técnico e tático das principais ligas europeias.

Tite não tem necessariamente que se prender ao debate do nível técnico dos campeonatos nacionais. Precisa escolher quem ajudará mais a Seleção Brasileira.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.