Topo

Coluna do PVC

O dia em que o Brasil se encantou com Coutinho

PVC

12/03/2019 08h42

Para entender quem foi Coutinho, basta lembrar que a revista Placar retirou um dos 1282 gols de Pelé, por descobrir, vinte anos atrás, que na verdade a obra prima era do camisa 9 e não do 10. À distância, era muitas vezes impossível diferenciá-lo de Pelé e aqui não se fala da semelhança física, mas na arte de jogar futebol.

Nelson Rodrigues e o Brasil descobriram Coutinho na decisão do Rio-São Paulo de 1959. Muitas vezes, escreveu-se que tratava-se de sua estreia pelo Santos. Não é verdade, porque o gênio da camisa 9 começou aos 14 anos. Quando decidiu o Rio-São Paulo contra o Vasco, no Pacaembu, Coutinho já tinha… 15!

Naquela semana, Nelson escreveu mais uma de suas crônicas incríveis: "Com o doce e inofensivo nome de Coutinho, meu personagem fez ontem, contra o Vasco, barbaridades sem conta." O filme anexado, do programa Grandes Momentos do Futebol, da TV Cultura, disponível no youtube, mostra aquele dia.

Coutinho foi um gênio por período curto, porque passou a conviver com os problemas de joelho e com a balança. Durante décadas, tratou-se dele como um craque magoado, ressentido, por não ter da história o tratamento que merecia. As últimas entrevistas e encontros desmentem isso. No aniversário de cem anos do Santos, uma longa conversa gravada no Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, flagrou Coutinho feliz e sorridente.

Pepe afirmou que Coutinho conviveu, nos últimos tempos, com problemas de saúde, sem perder a alegria com que presenteou quem ama futebol.

A tentação é escolher uma imagem junto com Pelé. A justiça é mostrar alguém que foi um gênio, independentemente dos outros tantos com quem pôde conviver.

Morre Coutinho, maior 9 da história do Santos

Band Notí­cias

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.