Topo

Coluna do PVC

Brasil teve maior número de jogadores escalados nas oitavas da Champions

PVC

14/03/2019 08h54

A Inglaterra terá quatro times representados nas quartas-de-final da Champions League. Será a primeira vez em dez anos em que metade dos clubes qualificados terão sede em um mesmo país. Apesar disso, Brasil e França são as seleções mais representadas por jogadores elegíveis para convocações. Nos jogos de volta das oitavas-de-final, houve 26 brasileiros e 26 franceses escalados, entre os que iniciaram partidas ou entraram no decorrer delas. Em terceiro lugar, empatados, Alemanha e Espanha, com 21.

Foram utilizados 224 atletas. O número de brasileiros é, por tanto, de 11%. A França teve dois clubes representados nas oitavas-de-final: Lyon e Paris Saint-Germain. Havia dois franceses no PSG, na derrota por 3 x 1 para o Manchester United. Eram dez os nascidos na França no Camp Nou, onde o Olympique Lyonnais perdeu por 5 x 1 para o Barcelona.

Foram 38 nacionalidades escaladas, incluindo Gareth Bale, britânico, mas convocado pela seleção do País de Gales. É o único nascido no Reino Unido não contabilizado como inglês, que teve 21 possíveis convocados em campo nas oitavas-de-final.

Abaixo, a lista de brasileiros envolvidos na Champions League, nos jogos de volta das oitavas-de-final:

Casemiro (Real Madrid)
Vinicius Junior (Real Madrid)
David Neres (Ajax)
Militão (Porto)
Felipe (Porto)
Alex Telles (Porto)
Otávio (Porto)
Tiquinho (Porto)
Fernando (Porto)
Juan Jesus (Roma)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Daniel Alves (Paris Saint-Germain)
Fred (Manchester United)
Andreas Pereira (Manchester United)
Éderson (Manchester City)
Danilo (Manchester City)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Rafinha (Bayern)
Alisson (Liverpool)
Firmino (Liverpool)
Fabinho (Liverpool)
Arthur (Barcelona)
Coutinho (Barcelona)
Marcelo (Lyon)
Marçal (Lyon)

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.