Topo

Coluna do PVC

Corinthians alivia situação do São Paulo

PVC

17/03/2019 17h46

A boa atuação do Corinthians, com 23 finalizações e vitória por 1 x 0, gol de Danilo Avelar, alivia a situação do São Paulo a três dias da definição das vagas para as quartas-de-final do Campeonato Paulista. Isto porque o Corinthians deixou o Oeste, derrotado em Itaquera, estacionado com 12 pontos, dois a menos do que o Tricolor. Como o time do Morumbi tem saldo positivo de três gols e o Oeste menos um, a chance de eliminação agora se resume a derrota em São Caetano e triunfo do Oeste sobre o Mirassol. Ou, empate são-paulino no ABC e vitória do Oeste por três gols de diferença.

O Corinthians foi melhor desde o início da partida. Desde a entrada de Júnior Urso na equipe titular, o meio-de-campo ganhou consistência e o jogo ficou mais forte. Também com variação de uma rodada para outra, de acordo com a característica dos adversários. Contra o Ceará, vitória com marcação no campo de defesa. Sobre o Oeste, superioridade desde o princípio, com troca de passes e pressão na saída de bola em vários momentos.

O pecado corintiano ainda é o ataque. Com nove gols marcados nas dez primeiras rodadas do estadual, o Corinthians tem apenas o décimo segundo desempenho ofensivo do estadual.

Dos 21 gols marcados neste ano, 14 (66%) foram em jogadas aéreas.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.