Topo

Coluna do PVC

Flamengo e Santos são os mais prejudicados por Data Fifa

PVC

22/03/2019 20h02

As Datas Fifa foram criadas em 1995 e postas em prática pela primeira vez nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1997. Como já faz 22 anos, é inadmissível pensar que a culpa dos desfalques dos clubes seja das seleções. É um caso particular, do Brasil, e a culpada é a CBF.

Independentemente dos culpados, as ausências prejudicam.

Há sete anos, havia discussões sobre se o Santos deveria ou não manter Neymar no elenco. Das 38 rodadas do Brasileirão de 2012, Neymar desfalcou o Santos 14 vezes por estar na seleção.

Este ano, a história santista pode se repetir com Derlis González, Cueva e Soteldo, convocados para os amistosos de março das seleções do Paraguai, Peru e Venezuela. Aguilar e Carlos Sánchez estão fora da lista deste final de semana e podem enfrentar o Red Bull. Mas é quase certo que estarão na Copa América. Ou seja, desfalcarão o time do fim de maio, antes da paralisação do Brasileirão.

Nesta Data Fifa, o Santos tem três convocados, todos titulares. O Flamengo tem quatro convocados: Cuellar, De Arrascaeta, Trauco e Piris da Mota. Dos quatro, só Cuellar é titular, mas De Arrascaeta poderia ser e Piris da Mota seria o substituto do colombiano.

De maneiras diferentes, Flamengo e Santos são os dois clubes mais prejudicados pela Data Fifa.

Não dá para voltar à discussão de sete anos atrás. Assim como o Santos tinha de manter Neymar enquanto fosse possível, agora tem de contratar jogadores de nível internacional, venham eles de onde vierem. Sejam paraguaios, uruguaios, colombianos, são todos bem-vindos quando de bom nível. A conseqüência da competência é a convocação para seleções nacionais. O antídoto, brigar para que a CBF finalmente respeite as Datas Fifa. Vinte e dois anos depois de sua criação.

OS DEZESSETE DESFALQUES DE CLUBES BRASILEIROS QUE SERVEM ÀS SELEÇÕES SUL-AMERICANAS
ARGENTINA – Kannemann (Grêmio)
BRASIL – Wéverton (Palmeiras), Fágner (Corinthians), Éverton (Grêmio)
COLÔMBIA – Orejuela (Cruzeiro), Cuellar (Flamengo), Chará (Atlético Mineiro)
EQUADOR – Arboleda (São Paulo)
PARAGUAI – Gatito Fernández (Botafogo), Gustavo Gomez (Palmeiras), Piris da Mota (Flamengo), Derlis González (Santos), Romero (Corinthians)
PERU – Trauco (Flamengo), Cueva (Santos)
URUGUAI – De Arrascaeta (Flamengo)
VENEZUELA – Soteldo (Santos)

BOLÍVIA E CHILE NÃO CONVOCARAM JOGADORES DE CLUBES BRASILEIROS

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.