Topo

Coluna do PVC

Regulamento e cansaço devem fazer Flamengo poupar titulares no Fla-Flu

PVC

25/03/2019 10h31

Um detalhe do regulamento pode provocar a eliminação precoce do Fluminense do Campeonato Carioca.

Se o Flamengo vencer o Fla-Flu semifinal da Taça Rio, quarta-feira às 21h30 no Maracanã, e se perder uma hipotética decisão contra o Vasco, neste caso o Tricolor não disputará as finais do estadual.

Isto porque o regulamento determina que, no caso de um mesmo clube ganhar os dois turnos, só o segundo e terceiro colocados no geral farão a semifinal para definir o adversário da finalíssima. Se o Vasco ganhar a Taça Rio, depois de ter conquistado a Taça Guanabara, Flamengo e Bangu definirão o rival vascaíno.

O Fluminense disputará a decisão se ganhar a Taça Rio ou se o vencedor do segundo turno for Flamengo ou Bangu. Se o rubro-negro ganhar a Taça Rio, terá mais um Fla-Flu na semifinal geral.

Pelo regulamento, mas principalmente pelo desgaste físico, a tendência é que o Flamengo escale um time mesclado na quarta-feira. Jogadores que demonstraram cansaço no segundo tempo de domingo, como Gabriel e Diego, podem ser poupados. A tendência é o retorno de Vitinho, com o possível deslocamento de Éverton Ribeiro para o meio-de-campo.

O Flamengo jogou bom primeiro tempo contra o Fluminense. Resolveu a partida em doze minutos da segunda etapa e depois parou. O Fluminense tentou bloquear os lados do time de Abel Braga. Não conseguiu durante toda a partida, porque Mateus Gonçalves não acompanhou Pará na jogada do primeiro gol, possível razão para sua substituição no intervalo.

De todos os jogos de estadual e Copa do Brasil neste ano, o Fla-Flu foi o primeiro em que o Fluminense passou um tempo com menos de 50% de posse de bola. Foram 46% de bola no pé na primeira etapa Só uma outra vez isto aconteceu neste ano: contra o Antofagasta, no Chile, pela Copa Sul-Americana.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.