Topo

Coluna do PVC

Palmeiras dá maior goleada do Paulista, com bola parada e meias poderosos

PVC

26/03/2019 23h24

A goleada por 5 x 0 do Palmeiras sobre o Novorizontino dá garantia de pegar um dos três times de pior campanha na semifinal. Ou Ferrovária, ou Ituano, ou São Paulo. Não é certeza de ir à final, mas é certo de que não haverá Corinthians x Palmeiras antes da decisão. Felipão viu seu time tornar fácil o segundo compromisso das quartas-de-final. A começar pelas bolas paradas. Escanteio cobrado por Dudu, gol de Felipe Melo, aos 5. Nova cobrança de Dudu, desvio de Deyverson, gol de Ricardo Goulart. Depois, os pênaltis bem cobrados.

Dos 24 gols marcados pelo Palmeiras em 2019, 37,5% são de bola parada.

Mas não foi só bola parada. A atuação mais convincente do Palmeiras em 2019 teve movimentação dos meias, atrás do centroavante Deyverson. Teve também seis inversões do lado da jogada, com Dudu e Bruno Henrique trabalhando ativamente nisso. Scarpa tambénm. Sainda da ponta para o meio, como na finalização do quinto gol da noite.

Nos piores momentos palmeirenses neste ano, a tática foi estática. Os meias não se moveram. Foi diferente contra o Novorizontino.

Ninguém julgará que golear o Novorizontino é sinal de título à vista. Mas é importante lembrar que, dos quatro classificados do interior, o Novorizontino foi quem mais somou pontos contra os grandes. Venceu o Santos e o Corinthians, empatou com o Palmeiras uma vez.

Na segunda, o Palmeiras foi muito melhor.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.