Topo

Coluna do PVC

Paulistinha ou Paulistão? A origem da confusão

PVC

26/03/2019 12h20

O nome é Campeonato Paulista. É assim desde 1902.

Também era assim em 1970, quando a Federação recriou uma espécie de seletiva.

Participavam onze clubes e apenas os seis primeiros classificavam-se.

Na edição de 1970, guarani, Ferroviária, Botafogo, Paulista, São Bento e Ponte Preta avançaram, classificados pelo Paulistinha-1970

Eliminados foram o Comercial, a Portuguesa Santista, o Juventus, o América de Rio Preto e o XV de Piracicaba.

Paulistinha e Paulistão era isso e durou até 1974, com seletivas chamadas pelo diminutivo e fases finais apelidadas pelo aumentativo, ou simplesmente Campeonato Paulista.

Tinha time modesto no Paulistinha que se agigantava na fase final. A Ponte Preta foi sexta colocada na seletiva de 1970 e terminou vice-campeã, atrás do São Paulo de Gérson e Pedro Rocha, no Paulista de 1970.

Não pense que naquele tempo o Paulista era grandioso. Era na importância, não no público. O primeiro turno daquele estadual teve Choque-Rei para 27 mil pagantes e Corinthians x Palmeiras para 25 mil no primeiro turno, 21 mil no segundo.

Como sempre foi no futebol brasileiro, jogo importante tinha público grande e jogo pequeno tinha público ridículo.

O São Paulo foi campeão vencendo o Guarani, no Brinco de Ouro, diante de 17 mil torcedores, enquanto Santos e Palmeiras duelavam na última rodada para 12 mil pagantes, no Morumbi.

E era Paulistão. Ninguém tinha dúvida que se tratava do título mais cobiçado pelos grandes clubes paulistas.

Hoje, o Palmeiras entra em campo contra o Novorizontino para tentar vencer o Campeonato Paulista, que não é seu desde 2008.

O aumentativo ou diminutivo fica por conta da qualidade do jogo.

Quando o Palmeiras ganhou a semifinal do São Paulo, em 2008, nenhum palmeirense diminuiu. Foi gigante.

A briga política não deve estragar.

Quando jogam Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético, Internacional, Grêmio, Bahia, Sport, Athletico, Coritiba… Quando eles jogam sempre tem de ser no aumentativo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.